domingo, 12 de maio de 2013

A verdadeira história de Notorious B.I.G e Tupac (Parte III\Final)

Vamos direto ao assunto, sem mais rodeios. 

Quem supostamente matou Tupac Amaru Shakur no dia 13 de Setembro de 1996 foi alguém a mando de Suge Knight.

Como dizem Biggie Smalls pode ter sido o mandante do assassinato. Mas avaliando a situação num todo, não faria muito sentido. 
Na época mesmo insultado na música "Hit em Up", Biggie Smalls visava apenas sua carreira e seu sucesso. E por mais que falassem de sua relação com Tupac na mídia, nunca realmente foi especulado por parte de Notorious, ódio de seu antigo amigo Tupac.

O que custou a vida de Notorious B.I.G que em 9 de Março de 1997, que acabou levando 4 tiros em resposta direta ao respectivo assassinato de Tupac. Não se sabe também ao certo quem matou Notorious, mas pela forma idêntica como foi assassinado, tudo indica que tenha sido em resposta direta ao que aconteceu a Tupac. 


Muita gente próxima a Tupac admite que ele estava errado sobre Biggie Smalls e que isso fez com que ele pagasse em vida. 
Claro realmente ocorreu uma tentativa de assassinato dentro da gravadora de Biggie Smalls, mas devido a fama na época o culpado direto pelo assassinato foi o próprio Biggie Smalls.
Também lembrando que tempos antes a gravadora Bad Boy Records tentou um acordo com Tupac que recusou, por causa do compromisso com a Death Row. 


Mesmo assim, após a morte, ambos colecionam sucessos e na época ambos eram renomados artistas do mundo do hip-hop/rap chegando a conseguirem disco de platina em plena época de decadência do rock na MTV. 
Sabemos também que Tupac tinha uma figura heroica e a caráter do sucesso que fazia na época (Sucesso enorme) e Notorious B.I.G seguia a risca o sucesso de Tupac, tendo leve superioridade em 1994 ao lançar seu álbum Ready to Die, que também além de aclamado pela crítica era motivo de revolta de Tupac, que o culpava de plágio. 

Sabemos que os anos 90 foram fatídicos aos representantes do Rap. 
A ascensão de jovens como Tupac, Notorious, Big L e Eazy-E, faziam o gueto se orgulhar por ter uma voz ativa na mídia, tendo esperança de uma quebra de sistema e de vida melhor. 

Início dos anos 90, a esperança era altíssima, na metade dele, o que era esperança se tornou em guerra dentro do gueto. Assim vindo também a primeira morte de Eazy-E, em 1995 por decorrência das complicações do vírus HIV. No ano seguinte, os guetos e o mundo perdia Tupac, que seria baleado e acabaria morto 6 dias depois. Exatamente no tempo de ascensão de Big L, morre Biggie Smalls que seria assassinado da mesma forma que Tupac, mas com 4 tiros apenas, morrendo 25 minutos depois de ser baleado. A esperança do Rap era de que o jovem Big L estourasse dai por diante, mas em 1999, Big L era baleado e morto também. 

O mundo do Rap ia caindo pouco a pouco, restando uma brecha de esperança sendo que em seguida Ashanti e Left Eye também morreriam de forma trágica. 

Relembre alguns clássicos do Rap após minha conclusão do que provavelmente aconteceu com Notorious B.I.G e Tupac Shakur.


Big L - Put it On

2Pac - Ghetto Gospel

2Pac - Changes

Notorious B.I.G - Everyday Struggle 


Bom pessoal é isso... dessa vez não os deixei na mão e finalmente terminei uma série que eu propus. Espero que vocês tenham gostando de um pouco de cultura black e logo mais voltarei com alguns filmes. 

Até a próxima...

A verdadeira história de Notorious B.I.G e Tupac (Parte II)

Biggie Smalls/Notorious B.I.G

Biggie Smalls também conhecido como Notorious B.I.G era um incrível rapper da Costa Leste dos Estados Unidos. Ele ficou bem conhecido como aquele que traiu Tupac no início da carreira, claro uma opinião forte dentro da mídia, que já era frequentada por Tupac desde 1992 quando lançou seu primeiro álbum comercial. 

O que se acreditava de Biggie Smalls é que ele seria a sombra eterna de Tupac, já que ambos parceiros no início de carreira que mais tarde tomariam rumos diferentes. 
Forte representante da Costa Leste, Biggie Smalls mandou uma fita demo para Sean Combs dono da Bad Boy Records, que acho seu trabalho bastante promissor e lhe deu uma chance em sua gravadora, quem já tinha rivalidade com a Costa Oeste. 

Em 1994, já pela Bad Bay Records, Notorious B.I.G lançava seu aclamado álbum "Ready to Die" assim se tornando o ícone da Costa Leste. Sendo que naquela altura Tupac da Costa Oeste rival a de Biggie Smalls e o que parecia impossível era tentado por ambos: uma união de amizade entre Costa Leste e Oeste. O que seria destruído em 1995, após Tupac sofrer um atentado dentro da gravadora de Notorious, ele acaba por ver Notorious como um inimigo.

1994 o ano da música "Juicy"


Em 1995, sairia seu maior sucesso até 1997, o clássico "Big Poppa". Um trabalho verdadeiramente completo para um rapper, incluindo arranjo musical incrível e letra forte.
Big Poppa era o primeiro sucesso após o início de suas brigas com Tupac. 



Em 1997, após alguns meses que Tupac tinha sido assassinato, Notorious B.I.G também é, só que o mais curioso é: Notorious Big havia composto duas de suas melhores canções, só que ambas não estavam completas até então. Notorious era assassinado da mesma forma que Tupac. Ele levou 4 tiros e 25 minutos depois foi declarado morto. Biggie Smalls morreu aos 24 anos.

1997: Saia seu trabalho mais aclamado e bem formulado, com forte letra e refrão carismático, Sean Combs (P. Diddy) deu seu máximo na produção e saia enfim do papel "Mo' Money Mo' Problems". O último clipe em que Notorious B.I.G aparece com exclusividade. 



E ainda em 1997, saia uma música extremamente reflexiva e com um videoclipe muito bem produzido criativamente. O nome da música é "Sky's the Limit" 

"Oh right... oh right..."

Enfim podemos tirar algumas conclusões:

*Biggie Smalls foi morto pelo pessoal da Death Row.


*Notorious B.I.G foi morto pelo pessoal que era contra a Junior M.A.F.I.A

*Biggie Smalls foi morto por algum fã, em vingança pela morte de 2Pac.

Aqui temos um vídeo em que Biggie Smalls/Notorious B.I.G fala abertamente sobre a morte de Tupac.



Terceira parte opinarei sobre o que realmente pode ter acontecido entre os dois e suas prematuras mortes.

Lembrado que Tupac sempre foi um homem que estava na mídia e sempre fazendo críticas rígidas a ela. 
Notorious aparecia muito menos na mídia e por toda sua vida fez apologia ao dinheiro e a riqueza. 

Por último deixarei uma música que foi produzida com as duas lendas do Rap, Tupac e Biggie Smalls. Que recebeu uma mixada, com um puta refrão sensacional.

O clipe é produzido por Eminem, outro gigante do Rap!

Até a parte III...

quinta-feira, 9 de maio de 2013

A verdadeira história de Notorious B.I.G e Tupac (Parte 1)

Sabemos de uma coisa: há várias versões sobre a história de Biggie Smalls e Tupac. 
O que sabemos realmente é que houve o envolvimento de suas gravadoras BAD BOY (Puff Diddy) e DEATH ROW (Suge Knight) em suas mortes.

Tupac representava a Costa Oeste e Notorious B.I.G a Costa Leste. Mas isso só veio a acontecer tempos depois de Tupac e Biggie Smalls se conhecerem e se tornarem rivais. 

Tupac começou como rapper em 1991 e em 1992, já conseguiria terminar seu primeiro álbum 2Pacalypse Now que deu ao mundo do rap uma dos mais notáveis trabalhos e um promissor mestre de cerimônia (MC). 

Para você que não o conhece, este é o Tupac Amaru Shakur, também conhecido como 2Pac e Makaveli (Logo mais apresentarei um fato curioso sobre o nome).

Com certeza você já deve ter visto uma foto dele em alguma rede social, ou em alguma representação de boa música e mortes imaturas de grandes ídolos mundiais. 

Tupac Shakur desde jovem viveu na dificuldade. Com a falta de uma figura paterna em sua vida e criado por sua mãe uma ex-pantera negra, que mesmo com dificuldades extremas da vida no Ghetto, colocou Tupac na escola de arte, onde aprendeu a dançar, atuar e cantar.
Em 1992 despontou para o rap com um excelente álbum de estréia chamado 2Pacalypse Now e logo em seguida lançando um Hit incrível "Keep Ya Head Up" de 1993. Sabia-se pelas letras fortes, muito bem feitas e seus arranjos musicais incríveis que Tupac não seria qualquer um. 

De gênio forte vindo das periferias da California, onde se envolveu com drogas, Tupac tinha muito a dizer, principalmente coisas contra o sistema em os pobres viviam naquela época.



1993: Keep Ya Head Up



1994: Dear Mama 



1995: California Dream 

Em 1996, tivemos o fim do Tupac com sua morte prematura aos 25 anos de idade. E suas últimas citações polêmicas em músicas como Hit em Up e Hail Mary. Musicas extremamente reflexivas. 

A primeira é Hit em Up, onde ele demonstra toda sua ira em cima da Bad Boy Pictures e do Biggie Smalls.

E a última é parte da investigação de várias hipóteses de que 2Pac estaria vivo. 

Postarei no fim o vídeo que fala sobre Tupac Amaru Shakur e sua possível estádia em vida no mundo afora. 

Enfim, chegamos ao final. Onde várias versões podem ser apresentadas a primeira é:

*2 Pac foi assassinado a mando de Biggie Smalls (Notorious B.I.G) após a música "Hit em Up"


*Suge Knight encomendou a morte do Tupac após descobrir que ele não renovaria com a Death Row.

*Membros de uma gangue mataram Tupac, após ele espancar um jovem após assistir uma luta do Mike Tyson em Las Vegas. 


Este vídeo pode te deixar mais curioso. Só uma coisa é certa, Tupac está morto fisicamente, mas não em nossos corações.



Na segunda parte contarei sobre o Notorious B.I.G (Biggie Smalls). 

Traduza estas palavras!