terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Filmes Obrigatórios da História do Cinema: Parte 2

A viagem hoje é através do cinema europeu...


Título: 8 ¹/2 

Direção: Federico Fellini
Roteiro: Federico Fellini, Ennio Flaiano
Nota no IMDB: 8,2/10 (65.100 avaliações)
Ano: 1963
Gênero: Drama

Por que é obrigatório?
É simplesmente o filme mais moderno da história do cinema, até hoje com todas as inovações e grandiosidades tecnológicas não há algo que compare o charme clássico com ar modernista desta obra. Além de ser uma obra de significado gigante na história do cinema. Mesmo sendo de 1963 a obra continua bem atual até hoje.



Título: Biutiful

Direção: Alejandro González Iñárritu
Roteiro: Alejandro González Iñárritu, Nicolás Giacobone
Nota no IMDB: 7,5/10 (56.964 avaliações)
Ano: 2010
Gênero: Drama

Por que é obrigatório?
Recentemente poucas obras nos abriram os olhos para realidade sem que tenha um apelo comercial enorme em torno da mesma, esta obra driblou qualquer tipo de cacoete cinematográfico ou qualquer excentricidade do diretor, tanto é que hoje ele foi recompensado com Birdman e todo o prestígio de ser indicado ao Óscar.




Título: Les Invasions Barbares // As Invasões Bárbaras

Direção: Denys Arcand
Roteiro: Denys Arcand
Nota no IMDB: 7,7/10 (23.003 avaliações)
Ano: 2003
Gênero: Comédia

Por que é obrigatório?
Já imaginou falar sobre a morte de forma bem humorada a ponto de ter a ideia de que ela não seja tão ruim quanto parece? Este filme é obrigatório pela ideia forte do contundente roteiro, o que transforma o filme na sua própria essência sendo memorável pela maneira da qual é conduzido de forma seca e direta.




 Título: Volver

Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar
Nota no IMDB: 7,6/10 (67.601 avaliações)
Ano: 2006
Gênero: Drama

Por que é obrigatório?
Fazem 9 anos de um filme tão recente... Onde tratar da essência familiar nunca foi um assunto tão delicado, tramado por uma visão de enaltecer a força feminina mais uma vez Almodóvar mostrou brilhantismo (lembrando que neste caso o "cinema de autor"; assim como é chamado aquele cinema onde o autor deixa marcado a sua maneira de executar a obra)
 Título: Det Sjunde Insuglet // O Sétimo Selo

Direção: Ingmar Bergman
Roteiro: Ingmar Bergman
Nota do IMDB: 8,3/10 (91.318 avaliações)
Ano: 1957
Gênero: Drama/Fantasia

Por que é obrigatório?
É o primeiro grande filme do cinema europeu. Um filme que mudara os conceitos da Alemanha que saíra do Nazismo à alguns anos atrás, trazendo a tona uma das maiores obras de arte da história do cinema. Com um tema nada convencional na época, extrapolando os limites do gênero drama, sendo percursor dos seguintes filmes de fantasia também.



Título: Todo Sobre Mi Madre // Tudo Sobre Minha Mãe

Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar
Nota do IMDB: 7,9/10 (61.403 avaliações)
Ano: 1999
Gênero: Drama

Por que é obrigatório?
Talvez um dos filmes mais marcantes da história do cinema europeu e um dos mais marcantes dos anos 90. O filme que projetou Almodóvar a ser o que é hoje, além de ser uma poesia dramática composta da mais emocionante essência, repleta de carisma e doçura. Um dos melhores filmes que assisti em minha vida e certamente um dos obrigatórios tanto na técnica quanto aos olhares dos telespectadores comuns. 

 Título: Le Fabuleux destin d'Amélie Poulain // O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Direção: Jean-Pierre Jeunet
Roteiro: Jean-Pierre Jeunet, Guillaume Laurant
Nota do IMDB: 8,4/10 (453.613 avaliações)
Ano: 2001
Gênero: Comédia/Romance

Por que é obrigatório?
Só é o maior sucesso da história do cinema europeu, um dos maiores filmes da história do cinema e tecnicamente uma das mais sucedidas execuções da história. Tudo funciona em Amélie Poulain desde a edição até o sucesso com o público. É um filme estarrecedor pelo sucesso popular.
 Título: Babel

Direção: Alejandro González Iñárritu
Roteiro: Guillermo Arriaga, Alejandro González Iñárritu
Nota do IMDB: 7,5/10 (215.835 avaliações)
Ano: 2006
Gênero: Drama

Por que é obrigatório?
O valor didático e cultural deste filme é muitas vezes maior do que todo o ensino fundamental de história do ensino público brasileiro. É bem atemporal, pois é uma realidade que pode ser uma realidade de qualquer momento. Novamente Iñárritu toca na ferida humana com um filme humano. Lembrando que nesta época o diretor de Birdman nem imaginava o quão importante hoje ele seria.
 Título: La Grande Bellezza // A Grande Beleza

Direção: Paolo Sorrentino
Roteiro: Paolo Sorrentino
Nota do IMDB: 7,7/10 (39.097 avaliações)
Ano: 2013
Gênero: Drama/Comédia

Por que é obrigatório?
Antes de tudo, hoje em dia Paolo Sorrentino é um dos diretores mais subestimados do cinema e isso se dá graças a maneira como executa suas obras; com maestria. Um filme de conteúdo antológico que vai além do que se vê, há uma essência, além de se tratar da renovação do cinema Italiano que volta a aparecer depois de muito tempo.


Título: Mar Adentro

Direção: Alejandro Amenábar
Roteiro: Alejandro Amenábar
Nota do IMDB: 8,1/10 (57.275 avaliações)
Ano: 2004
Gênero: Drama biográfico

Por que é obrigatório?
É difícil falar de cinema espanhol e não lembrar Mar Adentro, assim como é difícil conhecer o gênero Drama e não lembrar que este filme existe. Mar Adentro é um marco no cinema atual, marcando uma geração de grandes filmes espanhóis adentrando no cinema popular norte-americano com grande força e exibindo novos grandes diretores para o cinema mundial.


Título: La Vita è Bella // A Vida é Bela

Direção: Roberto Benigni
Roteiro: Vincenzo Cerami, Roberto Benigni
Nota do IMDB: 8,6/10 (319.390 avaliações)
Ano: 1997
Gênero: Drama

Por que é obrigatório?
Porque é um dos filmes europeu mais bem feitos, sem perder o charme do cinema europeu, sem grandes excentricidades do diretor, de gigante sucesso e enorme recepção. A Vida é Bela é um dos filmes mais belos do cinema e um dos melhores desta nova geração (95 - atualmente) onde o cinema vem crescendo de maneira muito forte e o espaço para filmes memoráveis como este ficam cada vez maior. Este sim, é um clássico irremediável do cinema europeu de todos os tempos.

domingo, 4 de janeiro de 2015

4 Anos de Blog

E quantas vezes eu pensei em desistir, ou deixar para trás numa época em que os sites começaram a tomar conta da internet, em uma época em que eu só queria postar sobre videogames e brincar com as notícias fazendo tudo do meu jeito, porque eu até hoje acho que muitas vezes a linguagem totalmente coloquial deixa o texto CHATO!

Neste últimos anos passei de tudo em minha vida e isso acabou refletindo nosso espacinho aqui. Esta imagem por exemplo, representa muito bem o que eu quero dizer.


2011: Um ano que eu fiz 47 postagens (vale ressaltar que nesta época eu não dominava os assuntos, da maneira que eu domino hoje) sendo que um dos melhores e mais marcantes do blog saiu deste glorioso ano, que eu trabalhei forte para manter o blog no bom caminho.

2012: Era o ano da minha paixão pelo cinema, do qual eu fui atrás de estudar sobre ele para trazer minha paixão para o blog que começará a ganhar cara a partir deste ano, com diversos TopTop's, que ficaram como a marca registrada deste espacinho.

2013: Eu lembro que eu estava no 2º ano do Ensino Médio, desanimado com minha própria condição humana, eu deixei de lado um pouco a cultura para tentar mudar o meu físico, sendo o ano que eu criei um blogger de poesias do qual tomou toda a atenção do blog principal. Sendo um ano de declínio total.

2014: Foi um desastre de ano para mim, minha vida social ficou mais ativa, porém, eu não conciliei o tempo necessário para meus objetivos que eu traçara como importantes no ano que passou. Lembrando que a única parte boa é que o blog ficou sério e agora é gerador de receita pessoal minha.

2015: Eu quero fazer um pouco diferente e graças a melhor organização do meu blog, eu poderei fazer isso! Em breve, quando estiver totalmente reformulado o layout do meu blog se apresentará bem mais versátil para o leitor e bem mais útil. Mesmo que após o acréscimo de uma ferramenta de pesquisa de postagens mais eficaz tenha surgido, eu aderi a uma maneira de ajudar a vida de quem o lê.



Eu falo desta ferramenta de pesquisa, que em breve terá aprimoramentos para que a pesquisa seja temporal, assim vagando-se através das mais velhas as mais novas. (ou não, são só ideias pessoal, caso não vingue, não ache-as melhor, manterei o indicador de tempo ali em cima que também é útil)

Lembrando que agora cada assunto tem sua própria "tag" fazendo com que o leitor tenha contato exclusivo com cada gênero que lhe é interessante. 


História do Blog

Nestes últimos 4 anos eu abdiquei de todas as reformulações no design do blog, eu não tenho porque melhorar o design, quando as pessoas o procuram apenas pela leitura, sendo que mesmo eu usando todas as opções atribuídas dentro da própria ferramenta do domínio do Google (sim, o blogger é da empresa Google). 

Vejo muitos blogs que dispensam atenção pelo próprio design, mas creio que o meu não fica entre eles, mesmo mantendo base clássica de design de layout é um dos poucos que flertam com a modernidade dos novos designs designados por outros sites, dos quais eu respeito e já cheguei a utilizar em outros domínios de minha autoria. 

Lembrando que deste 4 anos, uma coisa que ouvi diversas críticas foi o tabuleiro que serve de plano de fundo do blog, que no caso eu habilitei-o na metade de 2011, sendo até então um fundo totalmente preto da música "Spinning the Wheel" que é de onde surgiu o nome do blog.

Esta é a imagem que continua no blog desde 2011

É algo que eu trago comigo desde as piores postagens no início do blog até hoje que está andando melhor e que continuará de qualquer forma até o fim deste domínio. 

Lembrando que ao longo dos tempos, houveram postagens de impulso ao blog, mas nenhuma que até hoje tenha tanto carinho meu quanto, quando o dia que eu narrei os acontecimentos que ocorreram no World Trade Center em 11 de Setembro de 2001, sendo a postagem que impulsionou o meu blog e trouxe a ele meu primeiro milhar de pessoas (milhar = 1000).



Elevando meu blog a nível internacional até hoje quando abro a minhas estatísticas do blog ainda me deparo com pessoas da Alemanha, Bélgica e Espanha vindo atrás desta postagem de maneira da qual eu me sinta gratificado por eles, que mesmo com sua cultura de alta classe visualiza de vez em quando, o blog de um jovem de um país do 3º mundo (Não posso perder a chance de criticar o Brasil).

Porém, minha postagem mais bem sucedida até hoje é a onde eu relato a visão sobre a morte de Notorious B.I.G e Tupac, que fez com que o público do meu blog crescesse em 400% em mais ou menos 2 anos e 7 meses. 



Mesmo sem ver os números crescendo eu sempre acreditei que um dia eu conseguiria entregar cultura a alguém. O que eu fazia de graça, continuo fazendo, porém, desta vez eu vejo pela primeira vez que além de fazer por prazer, eu tenho o incentivo de um público que respeita o que eu escrevo e mesmo sem comentar no fim da postagem eu imagino que consegui satisfazer sua leitura. 


 Só tenho a agradecer por um dia vocês terem me proporcionado 4 anos satisfatórios de blog e quase 26 mil visualizações neste tempo inteiro. É de imensa ajuda de vocês, que eu sou cada vez mais apaixonado por escrever e se um dia virar profissão eu prometo agradecer publicamente quem via o que via aqui. 

Obrigado a todos e o meu máximo respeito a todos vocês que me guiaram de uma maneira silenciosa, mas que fez com que os números aumentassem junto com a minha auto-estima. 

Mesmo eu não fazendo apologia aos números e sua importância, sei reconhecer que é importante para qualquer um que um dia tenha se esforçado por alguma coisa, levar alguma coisa a alguém, o sucesso disso. Se todas as vezes na vida eu bati na trave, este blog, fez com que eu fizesse um golaço e só isso que eu tenho a agradecer antes de dormir, agradecer ao meu público. 

E não me tratem como alguém melhor que vocês e nem achem que eu diga isso, somos todos a mesma coisa, todos iguais e qualquer apoio ou dica vocês sabem onde me encontrar!

Recomendação

Vagando recentemente pelo vasto mundo da internet encontrei um blog excepcional de uma leitura simples, porém, de visão contundente e inteligente. 

O assunto que ronda o blogger é o gênero musical Rap e o mais interessante é a maneira quase didática da qual a escrita carrega, cheio de postagens interessantíssimas, assim como meu blog tem lá seus Top10, suas releituras de músicas com visões e explicações para os que menos assimilam a coisa. 

O que mais me agrada no blogger é exatamente a maneira como é distribuída a cultura nas postagens com maiores referências.

O autor dele aparentemente desistiu dele, porém, tentarei entrar em contato porque é uma visão que vai muito mais além da qual eu vos apresento aqui neste domínio. 


O link para o blog é este: http://raprincipio.blogspot.com.br/ 
E as postagens da qual eu achei mais interessantes são uma releitura da mixtape do rapper Don L, que você vê aqui neste link: http://raprincipio.blogspot.com.br/2013/10/resenha-de-mixtape-caro-vapor-vida-e.html

E sobre os 10 maiores Diss do Hip-Hop, que você vê neste link: http://raprincipio.blogspot.com.br/2013/10/as-10-melhores-diss-do-hip-hop-de-todos.html

As suas postagens são bem mais visadas a englobar todo o assunto do gênero indo bem mais além do que eu costumo ir aqui nas postagens. 

Fica como essa a minha indicação de hoje! Até a próxima...

  

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Filmes Obrigatórios da História do Cinema: Parte 1

Ao citarmos cinema temos em nossas cabeças, que não se trata apenas de uma arte, mas sim, de uma experiência que atravessa os paradigmas dos nossos cérebros e nos trás um diferente conforto, uma diferente visão do que se é determinante ou não para nossa caminhada em vida. 

É uma arte diferenciada por precisar reunir elementos de outras artes como fotografia e música para construir sua própria arte, além, de ser percursora dos computadores com os efeitos visuais.

Vamos aos filmes obrigatórios da história do cinema, lembrando que por ser uma postagem extensa será divididas em partes.

Título: Fight Club // Clube da Luta

Direção: David Fincher
Roteiro: Jim Uhls, adaptado do romance de Chuck Palahniuk.
Nota no IMDB: 8,9/10 (1.044.974 avaliações)
Ano: 1999
Gênero: Drama


Por que é obrigatório? 
Trata-se do mais icônico filme sobre revolução tendo mascarado todos os elementos que se é debatido dentro do próprio filme. Além de um debate que envolve anarquismo, problemas cerebrais entrando nos vícios em nicotina e cafeina, além de personagens marcantes como Tyler Durden.


Título: The Godfather // O Poderoso Chefão

Direção: Francis Ford Coppola
Roteiro: Francis Ford Coppola e Mario Puzo do romance de Mario Puzo.
Nota no IMDB: 9,2/10 (933.246 avaliações)
Ano: 1972
Gênero: Drama

Por que é obrigatório?
Simplesmente para muitos o melhor filme da história do cinema, sendo o retrato mais amplo da mafia e da própria história do cinema. Eu diria, o maior exito já visto em muito tempo de arte.



Título: Zelig

Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
Nota no IMDB: 7,8/10 (27.085 avaliações)
Ano: 1983
Gênero: Comédia

Por que é obrigatório?
Os conhecidos efeitos de Forrest Gump já eram usados neste filme em uma situação de tecnologia diferente, além de que, Woody Allen faria algo novo até então no cinema, trabalhando de maneira documental em cima de um filme que soava como uma verdadeira piada. A contundência fez com que o filme fosse maior que sua fama.


Título: Blue Velvet // Veludo Azul

Direção: David Lynch
Roteiro: David Lynch
Nota no IMDB: 7,8/10 (110.484 avaliações)
Ano: 1986
Gênero: Suspense

Por que é obrigatório?
Antes de existir Garota Exemplar, David Lynch já utilizará de pequenos fragmentos de comportamento dos personagens para transformar momentos despercebidos em grandes reviravoltas ao longo da trama. Veludo Azul trata-se do charme, da loucura e do amor de forma doentia, mas extremamente delicada e bela. Marcando a geração dos anos 80 e as seguintes.


Título: 2001: a space odyssey // 2001 - Uma Odisseia no Espaço

Direção: Stanley Kubrick
Roteiro: Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke
Nota no IMDB: 8,3/10 (335.327 avaliações)
Ano: 1968
Gênero: Ficção Cientifica

Por que é obrigatório?
Por que trata-se apenas do percursor dos efeitos visuais e sonoros no cinema, com efeitos tão modernos para a época dada a genialidade de Stanley Kubrick, que até hoje supera de muitos filmes atuais. Se houvesse um topo para filmes de Ficção Cientifica, 2001 estaria ao lado de Star Wars nele.


Título: Gravity

Direção: Alfonso Cuarón
Roteiro: Alfonso Cuarón e Jonás Cuarón
Nota no IMDB: 8,0/10 (456.917 avaliações)
Ano: 2013
Gênero: Ficção Cientifica

Por que é obrigatório?
Depois de muito tempo sem um filme de Ficção Cientifica que intrigasse os telespectadores, surgiu Gravidade que trazia os novos elementos com alta tecnologia, sendo o percursor do cinema moderno atual, misturando técnica de truques cinematográficos, grandes câmeras e efeitos incontestáveis, renovando o cinema novamente.



Título: Magnólia

Direção: Paul Thomas Anderson
Roteiro: Paul Thomas Anderson
Nota no IMDB: 8,0/10 (216.641 avaliações)
Ano: 1999
Gênero: Drama

Por que é obrigatório?
Por que nascia um dos maiores diretores do cinema atualmente, Paul Thomas Anderson, era a cara da vez, formulando um cinema moderno e atraente com elementos cada vez mais clássicos em debates cada vez mais interessantes. A forma de se vê os dramas foi ficando mais séria ao longos dos anos e Magnólia é a prova de que a seriedade por dar um dos melhores do gênero.


Título: Schindler's List // A Lista de Schindler

Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Steven Zaillian adaptado do romance de Thomas Keneally
Nota no IMDB: 8,9/10 (684.863 avaliações)
Ano: 1993
Gênero: Drama

Por que é obrigatório?
Retrate o nazismo da forma mais cruel e faça um filme ficar lindo, em prol disso, você une a técnica cinematográfica do experiente Spielberg e temos finalmente um dos maiores filmes da história do cinema. Que muito antes de Sin City surgir já coloria o preto e branco com tons de vermelho.


Título: Annie Hall // Noivo Neurótico, Noiva Nervosa

Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
Nota no IMDB: 8,1/10 (155.170 avaliações)
Ano: 1977
Gênero: Comédia Romântica

Por que é obrigatório?
Por que trata-se apenas da Comédia Romântica mais influente e completa da história do cinema. Woody Allen em 1977, apresentava um projeto de filme totalmente fora dos padrões da época, sendo moderno demais até mesmo para o cinema que na época andava se destacando por dizer o que ninguém tinha coragem de dizer. Ao assistir o filme, você se perguntará, este filme é mesmo de 1977?


Título: Taxi Driver

Direção: Martin Scorsese
Roteiro: Martin Scorsese
Nota no IMDB: 8,4/10 (400.640 avaliações)
Ano: 1976
Gênero: Drama

Por que é obrigatório?
Se Annie Hall era moderno para época, imagine Taxi Driver, que tinha linguagem chula e explicita, que mostrava a sujeira que eram as ruas de NY, cheia de drogados e subúrbios esquecidos pelo governo. Onde qualquer personagem assim como o motorista de taxi enlouqueceria para se adequar a loucura que é tudo a sua volta.



Curiosidades

Tratamos de cinema de autor onde todos estes diretores tem sua marca registrada dentro dos seus filmes, tornando-os as marcas registradas de suas carreiras, marcando todos estes diretores com algum elemento que os torne memoráveis dentro da história do cinema. 

David Fincher: Explora até o limite o roteiro promovendo o máximo de excitação com suas cenas cheias de ação. 

Francis Ford Coppola: É um diretor completo e demonstrou isso com um filme tecnicamente completo onde o roteiro era o mais fraco na parte técnica e ainda sim, ele ganhou o Óscar de Melhor Roteiro. O clima de noir segue em todos os seus filmes. 

Woody Allen: Grandes diálogos, cenas memoráveis embalados por ele e seus takes extensos proporcionam a todos uma memoria de seus filmes repletos de momentos engraçados e pequenas ações que torna o filme grandioso.

David Lynch: Ao longo dos anos a sua loucura foi ficando cada vez mais expressiva em seus filmes, além, da maneira como seus roteiros eram formulados relutando de forma não linear as ideias, fizeram com sua arte se tornasse a caricatura do surrealismo no cinema.

Stanley Kubrick: Perfeccionismo visível em seus memoráveis filmes, com cenas cruas e nuas.

Alfonso Cuáron: Renovou em tudo o que fez e vem dando a cara do seu cinema em teor moderno ao clássico. Flamulando seu rosto dentro do seu cinema que tem cada vez mais cara de europeu, dentro de Hollywood.

Paul Thomas Anderson: Seus filmes figuram de enredos versáteis e muito personagens que aparecem sutilmente nas histórias, o que mais podemos notar é que suas câmeras esnobam muitas vezes os cenários platinados com ar charmoso, enaltecendo a riqueza dos personagens e esnobando suas riquezas de bens. Uma aula de sociologia seus filmes.

Steven Spielberg: Faz mágica com as câmeras e transforma tudo o que faz. Se derem um cenário para Spielberg ele o utilizará da melhor maneira o possível. Vemos isso em Indiana Jones, A.I e A Lista de Schindler que mesmo sendo produções gigantescas, tem uma incidência maior de uso e aproveitamento.

Martin Scorsese: Ruas sangrentas com violência urbana, personagens com problemas psicológicos, sangue, luxúria, drogas e muitos uniformes representam muito bem o homem que melhor sabe fizer cinema atualmente, aquele que domina a técnica e brinca de fazer cinema, assim como uma criança brinca com seus bonecos. 






Melhores letras do Rap Nacional: Xis

Xis, estava no auge quando de repente surgiu com uma letra até hoje incontestável, a letra da música "Bem Pior" é uma verdadeira chacina de críticas e realidades. A semântica da música é quase filosofal e antológica, porque a maneira da qual ela foi executada, dificilmente qualquer rap será executado, uma música do rap que pode ser cultuada pela lírica.

Por que ela é tão boa?
R: Simples, a letra dela resume uma história completa da realidade do Brasileiro desde o mais pobre da periferia, passando pelo governo do Brasil, provocações inteligente em forma de crítica, contestações necessárias, sendo um retrato contemporâneo das críticas ao Brasil, além de ser uma festival de musicalidade tendo a própria música sem cantor versos poéticos muitas vezes em linguagem coloquial. Além disso, é o retrato da maioria dos cidadãos da cidade de São Paulo, se tratando de quase um uma música regional. Além da maneira da qual ele a representa com a sua intonação.


Críticas na música: Silvio Santos, Descaso com a periferia, Globo, Fernando Collor, Luiz Fernando Fleury, Cesar Maia, Paulo Maluf, Antônio Carlos Magalhães, Fernando H. Cardoso, Roberto Marinho, Descaso com os usuário de drogas e habitantes de rua, educação brasileira, bons costumes, políticos, emprego, mídia, imagem do Rap do Brasil na mídia, violência, crime, tendências da moda, costumes sociais, preconceito, julgamentos preconceituosos, economia nacional, McDonalds, Programa do Gugu, rixa da periferia, saneamento básico, uso de drogas, impunidade e a mudança de ideologias.

Principais citações:


"E era eu,
Negro inteligente.
Passando uma cola,
pro neto do Presidente."

"Mesma merda,
mesma moda,
mesma blusa,
do camelô."

"Correndo dos polícia do Jânio,
fodido!
Nenhum pra encostar,
com uma pá de inimigo.
Aí arrombado, 
escuta o que eu digo:
ódio reciproco,
o meu veredicto."

"País do caralho!
Só tem pilantra, ninguém aguenta.
Veneno puro,
é muita treta,
esquenta põe no prato do diabo,
meu relato vale num vale um cuspe este é o fato.
Vida de rato é bem melhor..."

O videoclipe representa bem a linguagem da música com a representação "cheia de sangue nos olhos" do Xis, que demonstra muito bem a essência revoltosa da música, que por sinal, além de ser um disparo constante de críticas, tem conteúdo pesado para o entendimento de uma nova visão mais crua e nua do que realmente vivenciamos no nosso País.

A introdução e o final do clipe ainda é um bônus agradável. 

Não é difícil ver que Xis disse tudo o que tinha pra falar e para quem tinha para falar, agora só nos resta respeitar este magnífico letrista com sua ideologia de paz humanitária em discurso revoltoso, que para o sensacionalismo trata-se simplesmente de um "desabafo violento".


Se houvesse uma comparação que talvez se aproximasse pela maneira da qual trabalha o flow seria com o rapper estadunidense Nas, até pela maneira de como se tratam suas letras com discurso marcante para os ouvintes. 


Flow: Com o Flow do MC, que é o jeito dele rimar, o estilo de como ele rima e de como faz "a jingada" com o beat.

Beat: Beats são as batidas que vão junto com a voz do MC

MC: Mestre de Cerimônia que se trata daquele que transmitirá as ideias musicalmente aos seus ouvintes.



Lembrando que este é o primeiro deles, em breve, mais rapper e mais músicas.

Traduza estas palavras!