terça-feira, 28 de julho de 2015

TOP 30 - Meus Filmes Favoritos (até o momento)

Menções honrosas: Rede de Intrigas, Blade Runner, Boogie Nights, Filadélfia, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, Os Educadores e O Chamado.


30º Colocado

Vamos Nessa, (1999).
Diretor: Doug Liman
Gênero: Comédia
País: Estados Unidos

Mas porque o 30º lugar?
Da primeira vez que eu assisti a este filme, foi amor à primeira vista com a Sarah Polley, além de que é um filme com um espírito de aventura de jovens, envolvendo drogas, baladas, trabalho e um monte de cenas engraçadas. O filme fica em 30º lugar entre meus escolhidos, por ter se passado muito tempo que assisti, e ele está ainda tão lúcido na minha cabeça.

IMDB: 7,3/10
Pessoal: 7,9/10


29º Colocado

American Pie 2: A Segunda Vez é Ainda Melhor, (2001).
Diretor: J.B. Rogers
Gênero: Comédia
País: Estados Unidos

Mas porque o 29º lugar?
Meus primeiros contatos com o cinema aconteceu com a trilogia do American Pie, que depois se tornaria mais ampla com o Reencontro e outros filmes comerciais da série (totalmente contestáveis). E dos que me vem mais fácil a mente, por ser tão marcante, é American Pie 2, onde eu dava os meus primeiros passos ao entendimento de cinema, me divertindo com a maneira da qual o filme se apresentava a mim e a minha fase adolescente.

IMDB: 6,4/10
Pessoal: 7,5/10


28º Colocado

Whiplash, (2014).
Diretor: Damien Chazelle
Gênero: Drama
País: Estados Unidos

Mas porque o 28º lugar?
Eu fiquei verdadeiramente impressionado quando assisti a este filme, por ter diante de mim algo que provavelmente nunca mais acontecerá no cinema dos Estados Unidos, um grande drama, com uma metragem que não é típica, um roteiro onde tudo acontece naturalmente e atuações no extremo da emoção. Foi como magnetismo de atenção durante 107 minutos assistir a este filme.

IMDB: 8,6/10 (#40 dos 250)
Pessoal: 8,5/10


27º Colocado

Uma História Real, (1999).
Diretor: David Lynch
Gênero: Drama
País: Estados Unidos

Mas porque o 27º lugar?
Disney + David Lynch tinha tudo para ser bizarro, uma mistura de uma empresa conhecida pela fantasia e um homem surreal, proporcionando um drama único e lindo, vindo de uma história verídica. É emocionante durante o filme, apenas pelo roteiro, mas também porque Richard Farnsworth (o ator principal) viria a morrer, pouco tempo depois deste filme ser lançado no Brasil, sendo o último trabalho dele em vida.

IMDB: 8,0/10
Pessoal: 8,2/10


26º Colocado

Fogo Contra Fogo, (1995).
Diretor: Michael Mann
Gênero: Policial/Ação
País: Estados Unidos

Mas porque o 26º lugar?
Na minha opinião este é o melhor filme do ano de 1995, tem uma das melhores e mais fodas cenas de tiroteio, sendo uma sequência sem interrupções de fogo contra fogo, composto por um elenco extraordinário com Robert De Niro, Al Pacino e Val Kilmer como protagonistas. É uma obra antológica do cinema dos Estados Unidos quando se trata de um filme Policial. Sendo que sempre que se é citado "filme de ação", o que me vem a cabeça é esse.

IMDB: 8,3/10 (#124 de 250)
Pessoal: 8,4/10


25º Colocado

Underground - Mentiras de Guerra, (1995).
Diretor: Emir Kusturica
Gênero: Comédia/Guerra
País: Sérvia

Mas porque o 25º lugar?
É uma mistura de humor negro (comédia) com a guerra contra o nazismo e os seus posteriores períodos, retratando a história da Iugoslávia que futuramente tornaria-se Croácia, Bósnia, Montenegro... Retratando um trecho da história com muito humor, tendo tudo o que é de politicamente incorreto durante o filme inteiro. Se "Heat" é o melhor filme de 1995 na minha opinião, este aqui se encaixaria como o 2º, porém, deste eu gosto mais por ser mais engraçado.

IMDB: 8,2/10 (#236 de 250)
Pessoal: 8,4/10


24º Colocado

Terra Estrangeira, (1996).
Diretor: Walter Salles, Daniela Thomas
Gênero: Drama
País: Brasil/Portugal

Mas porque o 24º lugar?
De todos os filmes do Brasil, é Terra Estrangeira, do Walter Salles aquele que eu mais gosto. O roteiro é magnífico, relata a época da depressão brasileira com o governo do Fernando Collor de Mello, em meio a uma Europa começando uma crise, envolto a violência, ilegalidades e um romance que nasce com a esperança de dias melhores. É uma poesia do Brasil, que não só ganhou um espaço entre meus 30, mas também em meu coração.

IMDB: 7,5/10
Pessoal: 8,1/10


23º Colocado

Herói, (2002).
Diretor: Yimou Zhang
Gênero: Ação/Aventura
País: China

Mas porque o 23º lugar?
Já imaginou um daqueles filmes épicos? Agora acrescente cada cor como um representante emocional, como raiva, vingança, etc. De uma história de uma guerra, criou-se uma obra-prima sem igual do cinema asiático, uma verdadeira obra cultuada e muito conceituada.

IMDB: 7,9/10
Pessoal: 8,5/10


22º Colocado

Sinédoque, Nova York, (2008).
Diretor: Charlie Kaufman
Gênero: Drama/Comédia
País: Estados Unidos

Mas porque o 22º lugar?
É um filme que flutua com muita facilidade entre um drama de verdade, daqueles que nos faz chorar de tristeza, com uma comédia onde nos pode tirar uma boa gargalhada. Na época que eu o assisti, eu ficara impressionado com a quantidade de recursos que tinha a direção e o roteiro para fazer o filme ser cada vez melhor, o que eu vi fora uma das obras mais complexas em 5 anos estudando e amando cinema, o que resulta em mais do que satisfatório para mim.

IMDB: 7,4/10
Pessoal: 8/10


21º Colocado

Frances Ha, (2012).
Diretor: Noah Baumbach
Gênero: Comédia/Drama
País: Estados Unidos

Mas porque o 21º lugar?
Este filme entre para aquela lista de seletas obras, que tem um protagonista que rouba a cena do início ao fim. Desta vez a atuante é Greta Gerwig, esposa do diretor do filme (até o momento) e a brilhante dona da personagem Frances. O filme é leve, delicado, e meia volta bobinho, mas isso que o faz engraçado e determinador do drama que se passa a personagem. Um dos filmes preto e branco mais lindo que vi na vida.
E convenhamos não parece drama...

IMDB: 7,4/10
Pessoal: 8,2/10


20º Colocado

Forrest Gump: O Contador de Histórias, (1994).
Diretor: Robert Zemeckis
Gênero: Drama
País: Estados Unidos

Mas porque o 20º lugar?
Faz bastante tempo que vi Forrest Gump pela última vez, e ainda havia aquele mesmo encantando da primeira vez, de um filme com ritmo agradável, uma brilhante atuação e um roteiro histórico, passando ao longo de 40 anos de grandes acontecimentos nos Estados Unidos, envolvendo um jovem com um QI muito baixo, que consegue se sobressair muito bem ao longo dos anos.

IMDB: 8,8/10 (#13 de 250)
Pessoal: 8,6/10


19º Colocado

O Ódio, (1995)
Diretor: Mathieu Kassovitz
Gênero: Drama/Policial
País: França

Mas porque o 19º lugar?
Só não é o meu favorito de 1995, porque ainda vai aparecer outro na lista, que não é favorito por causa do ano, mas mesmo assim é do ano. O Ódio é o embate dos civis com as autoridades em meio a uma repressão à juventude francesa, tornando a convivência uma verdadeira guerra civil contra as autoridades. Além de trazer a cena novamente o poderoso cinema francês, que encanta com o charme e revoluciona com os roteiros.

IMDB: 8,1/10 (#225 de 250)
Pessoal: 8,5/10


18º Colocado

Vivendo no Limite, (1999).
Diretor: Martin Scorsese
Gênero: Drama
País: Estados Unidos

Mas porque o 18º lugar?
Em meio a uma transição das décadas com maior índice de violência urbana dos Estados Unidos, a obra de Scorsese que anos antes produziria um filme parecido com Spike Lee, chegava para ser um dos filmes comerciais do ano. Não conseguindo um grande público, o filme acabou como uma marca não tão boa na carreira de Scorsese. 
O que para mim não importa, porque eu sou literalmente encantado por este filme, que já me inspirou bastante.

IMDB: 6,8/10
Pessoal: 7,9/10


17º Colocado

Coração Selvagem, (1990).
Diretor: David Lynch
Gênero: Romance
País: Estados Unidos

Afinal, porque o 17º lugar?
É uma história de amor impossível, que rompe barreiras, encanta e é explosiva de tão quente! Visto de longe, como parte do cinema Cult dos Estados Unidos, ao embalo de muito Rock N' Roll, sexo e aventuras de dois jovens, o filme vai além das histórias de amor, se torno algo compulsivo entre o telespectador e o filme. Ao menos foi assim que me senti quando comecei a assisti-lo e adorá-lo. (Herança da época que eu seguia de perto o Nicolas Cage).

IMDB: 7,3/10
Pessoal: 8,2/10


16º Colocado

Zona de Risco, (2000).
Diretor: Park Chan-wook
Gênero: Suspense
País: Coréia do Sul

Mas porque o 16º lugar?
Coloca como humana a guerra entre a Coréia do Sul e Coréia do Norte, um país Capitalista (Coréia do Sul) que divide terreno com um país Comunista (Coréia do Norte), em meio a uma guerra onde nada literalmente acontece, os soldados marcam encontros noturnos com fins de amizade e conhecimento da cultura um do outro. Mas o que mais me marcou foi a intensidade do roteiro com muitas reviravoltas (o que tanto gosto) e um final surpreendente (o que mais gosto ainda).

IMDB: 7,9/10
Pessoal: 8,3/10


15º Colocado

Platoon, (1986).
Diretor: Oliver Stone
Gênero: Guerra
País: Estados Unidos

Mas porque o 15º lugar?
Platoon é a guerra nua e crua, exatamente sem humanidade nenhuma, uma grande carnificina e a derrota moral dos Estados Unidos. É um filme que eu coloquei por muito tempo dentre os meus 10 favoritos, mas com o passar do tempo e dos filmes, foi sendo ultrapassado por melhores emoções que tive com outros filmes.

IMDB: 8,1/10 (#170 de 250)
Pessoal: 8,4/10


14º Colocado

Além da Linha Vermelha, (1998).
Diretor: Terrence Malick
Gênero: Guerra
País: Estados Unidos

Afinal, porque o 14º lugar?
Em minha opinião este é o filme mais bonito e completo da 2ª Guerra Mundial, onde nos coloca diante do que os soldados idealizavam, grandes cenários repletos de beleza natural, uma evolução do roteiro e por fim, uma obra que levou anos para ser feita, mas que valeu a pena no fim, por ser uma verdadeira obra-prima de Guerra, a quem só compararia a Apocalypse Now (1979).

IMDB: 7,6/10
Pessoal: 8,7/10


13º Colocado

Sangue Negro, (2008).
Diretor: Paul Thomas Anderson
Gênero: Drama
País: Estados Unidos

Mas porque o 13º lugar?
É um clássico com o Daniel Day Lewis, que na minha opinião é o ator mais consistente que existe no cinema, também sendo assim o que eu melhor vi trabalhar. A trama que percorre com a ganância e interesses, passando por dilemas familiares e a própria humanidade a custo do dinheiro e poder. Ou seja, tem tudo que eu gosto de debater em um filme só.

IMDB: 8,1/10 (#174 de 250)
Pessoal: 8,5/10


12º Colocado

Primavera, Verão, Outono, Inverno... E Primavera, (2003).
Diretor: Kim Ki-duk
Gênero: Drama
País: Coréia do Sul

Porque o 12º lugar?
O filme se passa durante a passagem da vida do pupilo de um homem, que tenta o criar para ser o seu sucessor, se abdicando de toda a cultura da cidade e dos desejos e prazeres, o tornando são de todas as intenções de maldade e bondade, sendo uma pessoa equilibrada, porém, quando uma jovem surge no templo tudo isso começa a ser contestável. As lições tiradas deste filme, eu carrego pela vida inteira, com conceitos de respeito e integridade o filme é muito mais do que uma simples obra do cinema.

IMDB: 8,1/10 (#237 de 250)
Pessoal: 8,5/10


11º Colocado

Tudo Pode Dar Certo, (2009).
Diretor: Woody Allen
Gênero: Comédia
País: Estados Unidos

Mas porque o 11º lugar?
O personagem principal, Boris (Larry David), discursava na época tudo o que eu sempre quis dizer, mas faltou oportunidade e carisma para me darem atenção. Então, eu tomei o discurso dele adaptando ao que eu tinha de conhecimento, isso me ajudou a montar meu caráter (e ainda dizem que o cinema é só uma arte). O que fez de Woody Allen meu idealizador favorito e meu ídolo nº1. Tudo isso graças a este filme.

IMDB: 7,2/10
Pessoal: 8,1/10


10º Colocado

Despedida em Las Vegas, (1995).
Diretor: Mike Figgis
Gênero: Drama/Romance
País: Estados Unidos

Mas porque o 10º lugar?
Eu assisti a este filme 22 vezes, e tudo que eu aprendi sobre cinema foi pesquisando enquanto o assistia. Minha primeira noção sobre cinema foi aprender o que era "Direção" e este filme foi nomeado nesta categoria, fui pegando aos poucos atuação, edição, fotografia, som e trilha sonora o repetindo outras vezes. Este filme já foi o meu favorito um dia, hoje seria um dos melhores que assisti do ano de 1995, e um dos meus favoritos por fazer parte do meu crescimento no entendimento desta arte que é o cinema.

IMDB: 7,6/10
Pessoal: 8/10


9º Colocado

Magnólia, (1999).
Direção: Paul Thomas Anderson
Gênero: Drama
País: Estados Unidos

Mas porque o 9º lugar?
Tragédias, romances decadentes, romances ascendentes, problemas, drogas, chuva de sapo, homossexualidade, mortes e tudo isso com uma história só interligada gerando grandes dilemas e conflitos durante toda a trama, que dura quase 3 horas, com continuações excitantes e eletrizantes, uma grande direção e uma produção impecável. Vi o Óscar errar muitas vezes, e este não ter sido nomeado a melhor filme em 1999 foi um dos grandes.

IMDB: 8,0/10
Pessoal: 8,7/10


8º Colocado

A Árvore da Vida, (2011).
Direção: Terrence Malick
Gênero: Drama
País: Estados Unidos

Mas porque o 8º lugar?
Este filme é poderoso, humano e muito delicado, é de uma linha tendenciosa a religião por tratar o espiritismo, transformando-o numa premissa para a vida e a morte de alguém próximo com visões do paraíso. É impressionante como a direção do Terrence Malick flui tão bem, com as câmeras que parecem penas sobrevoando lentamente e calmamente pelos ambientes.

IMDB: 6,7/10
Pessoal: 8,2/10


7º Colocado

Paris, Texas, (1984).
Direção: Wim Wenders
Gênero: Drama
País: Estados Unidos

Mas porque o 7º lugar?
Recentemente eu me apaixonei de uma forma avassaladora por este filme, mas o avaliando mais a fundo é um filme que vai muito mais longe do que as relações apresentadas nele. Nunca achei que gostaria tanto de algo tão profundo e o cinema me faz sentir este tipo de sentimento, me faz ter vontade de mudança, sabe como se comunicar comigo. Este filme está entre os meus 10 favoritos, por unir tudo o que sempre gostei num filme, técnica, mensagem, competência e charme.

IMDB: 8,1/10
Pessoal: 8,9/10


6º Colocado

Beleza Americana, (1999).
Direção: Sam Mendes
Gênero: Drama
País: Estados Unidos

Mas porque o 6º lugar?
É um filme onde eu esqueci que os Estados Unidos só fazia filme tendencioso e fui além, porque a trilha sonora estava perfeitamente encaixada, as atuações estavam totalmente pontuais, o roteiro não era comum e o clima no set era totalmente intenso! 

IMDB: 8,4/10 (#63 de 250)
Pessoal: 8,6/10


5º Colocado

Irreversível, (2002).
Direção: Gaspar Noé
Gênero: Drama/Romance
País: França

Mas porque o 5º lugar?
A direção deste filme é algo que eu nunca vou esquecer em toda a minha vida e isso é uma promessa que eu faço ao meu cérebro, o comprometimento com Gaspar Noé a partir do dia que eu assisti a este filme é certo. Além disso, é mais um onde Vincent Cassel está extremamente intenso e forte na atuação e mais um da França que me ganha de uma forma inexplicável. 

IMDB: 7,4/10
Pessoal: 8,3/10


4º Colocado

Tudo Sobre Minha Mãe, (1999).
Direção: Pedro Almodóvar
Gênero: Drama
País: Espanha

Mas porque o 4º lugar?
Na época que eu assisti este filme, a minha relação com a minha mãe era uma verdadeira porcaria, eu vivia a maior farsa de toda a minha vida e evidenciava a força dela, da qual só iria reconhecer finalmente quando assistisse esta obra maravilhosa. O que ele fez em minha cabeça agradeço ao mestre Almodóvar, fiquei fã dele a partir deste filme.

IMDB: 7,9/10
Pessoal: 8,5/10


3º Colocado

Clube da Luta, (1999).
Direção: David Fincher
Gênero: Drama
País: Estados Unidos

Porque o 3º lugar?
Não posso falar sobre o que acontece no filme, mas digo a aqueles que não assistiram ainda: Vocês não sabem o que estão perdendo! Façam questão de assisti-lo, até para entender o porque de eu não poder falar sobre ele.

IMDB: 8,9/10 (#10 de 250)
Pessoal: 9/10



2º Colocado

Enter the Void - Viagem Alucinante, (2009).
Direção: Gaspar Noé
Gênero: Drama/Fantasia
País: Japão/França

Mas porque o 2º lugar?
Eu já tinha tido experiência de Irreversível, filme que eu assistiria 1 ano e 5 meses antes deste. Mas neste eu me senti realmente em "trip", na época sem uso de nenhuma droga eu viajei fortemente por este filme e me encontrei numa das maiores viagens que já tinha feito sem sair do lugar. Aprendi algo com este filme, do qual eu faço hoje em dias minhas promessas para as pessoas, grandes dívidas a pagar.

IMDB: 7,3/10
Pessoal: 8,7/10


1º Colocado

Cidade dos Sonhos, (2001).
Direção: David Lynch
Gênero: Suspense/Drama
País: Estados Unidos

Mas porque é o 1º lugar?
Na época que eu assisti a este filme, eu fui de encontro com o maior desafio da minha vida, já que na época tinha visto cerca de 3/4 filmes do David Lynch e mais ou menos, uns 700 filmes na vida e no auge do meu conhecimento, estudando estruturas de roteiro e truques de direção, eu me via em frente a um roteiro obscuro onde não revelava de maneira nenhuma o desenrolar da trama, que existia, estava lá exposto naquele final cheio de reviravoltas. É quando eu me lembrei dos truques de direção que eu estava antenado, e me vi dentro de uma armadilha de resolução estratégica, não cheguei a assistir este filme numa 2ª vez seriamente, mas a primeira impressão para a época, é que eu tinha visto "a coisa mais linda" de toda minha vida e essa impressão ficara até hoje, quando relembro as tomadas de câmera e as atuações que tanto me impressionam e me faz até hoje ser adorador do trabalho e da beleza de Naomi Watts. Diria que dificilmente algum filme gerará a emoção que eu tive assistindo este e então o nomeio meu filme predileto, por ter conseguido assistir apenas uma vez e me sentir totalmente satisfeito com o cinema.

IMDB: 8,0/10
Pessoal: 9,5/10




Ps: Eu deixei diversos "easter eggs" durante todo o texto e imagens, caso você identifique todos comente-os aqui. 

Até a próxima...

Traduza estas palavras!