quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

TOP 15 - Os Meus Roteiros de Cinema Favoritos

Menções honrosas: Trainspotting (1996) e Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008)

15ª Colocação

O roteiro deste filme é realmente completo quando se trata de um biográfico. 

Movimenta-se através da ascensão do nome do Malcolm X, como um homem perdido dentro de sua própria natureza violenta, utilizando-se do que tinha para seu prazer, precisando sempre retornar ao crime para manter sua vida. E a maneira da qual isso nos é apresentado leva cerca de 1/5 do filme. 

Que é divido entre: (1) sua vida no crime (2) sua rendição na prisão (3) sua ascensão a partir da sua crença (4) seu crescimento pessoal (5) sua perigosa estabilidade como personalidade.

O filme tem 3 horas e 22 minutos de duração e ao meu ver é a melhor adaptação biográfica escrita para cinema.


Filme: Malcolm X
Diretor: Spike Lee // Roteirista: Spike Lee, Arnold Perl // Ano: 1992 // Gênero: Drama/Biografia // País: EUA

14ª Colocação


Eu lembro que na época quando eu assisti, eu fiquei pasmado e impressionado como o roteiro não deixava pontas abertas mesmo sendo um Suspense e a maneira como as reviravoltas eram impressionantes, tendo pelo menos umas 2 ou 3 reviravoltas próximas ao final do filme.

Eu sei que as escolhas de roteiro do David Fincher sempre são extraordinárias e sempre poderemos esperar grandes filmes dele, a execução deste aqui pode não ser tão aclamada por exatamente não ter um personagem extremamente carismático que rouba a cena e tem uma atuação memorável, mas eu não ligo, ainda sim o escrito do filme é impecável.

O fim dos anos 90 nos trouxeram grandes produções marcando uma das melhores épocas de Hollywood e do cinema dos Estados Unidos pós a época de ouro. 


Filme: Vidas em Jogo
Diretor: David Fincher // Roteirista: John Brancato, Michael Ferris // Ano: 1997 // Gênero: Suspense/Drama // País: EUA

13ª Colocação


Magnólia é um roteiro original, mas que as vezes não parece ser pelo seu formato explicativo e bem literal, retratando vários personagens importantes colocando uma trama refém da atitude de seus personagens e não personagens reféns da trama; o que é muito comum quando se escreve.

Eu amo a dinâmica dele, se tratando de um roteiro em que os personagens são enaltecidos e são realmente importantes, o que valoriza a atuação do ator escolhido. Tom Cruise por exemplo, é tido por muitos como o melhor ator neste filme e ainda falam que é uma das suas melhores atuações na carreira, o que eu concordo.

Magnólia veio entre a ascensão e a mitificação de Paul Thomas Anderson, sendo o filme fundamental por criar o conceito de grande realizador que ele carrega atualmente.


Filme: Magnólia
Diretor e Roteirista: Paul Thomas Anderson // Ano: 1999 // Gênero: Drama // País: EUA

12ª Colocação


Quem entende um pouco de estruturas de roteiro sabe como é difícil retratar algo metafísico/abstrato e a tratar da cegueira num cenário cinematográfico é uma das sacadas mais geniais ao meu ver; e eu explico o porque.

Trata-se do fato de falar sobre o cinema no próprio cinema, e da cegueira quando o telespectador é obrigado a ver, pelo cinema ser uma arte visual. Em tom de comédia, o filme se torna mais leve e simpático ao público com uma proposta inteligente para realmente tirar risadas.

Em minha opinião é um dos melhores do Woody Allen, mas por ser uma comédia quase sempre não é bem recebido. Há quem ri (como eu), há que não ache graça. 


Filme: Dirigindo no Escuro
Diretor e Roteirista: Woody Allen // Ano: 2002 // Gênero: Comédia // País: EUA

11ª Colocação


Coração Selvagem é um romance que encheria os olhos de qualquer pessoa que ama o Romantismo na literatura. 

Da para se usar de várias definições para ele: exagerado, brega, lindo, maluco... E eu não discordo ele tem todos os elementos para funcionarem muito bem e funciona. 

Tem a trilha sonora regada a muito rock pesado, uma história de amor a moda antiga, com um namorado romântico que cometeu um crime por amor, uma namorada em fuga da sua mãe possessiva que é contra o relacionamento, sempre apegados aos seus ideias e ao amor que um sente pelo outro. 

E o fato de ele ser maluco e completo que eu faz gostar tanto dele.


Filme: Coração Selvagem
Diretor e Roteirista: David Lynch // Ano: 1990 // Gênero: Romance // País: EUA

10ª Colocação

Um poderoso escrito envolvendo música o que é muito difícil e nem eu tenho ideia se foi feito com as partituras inclusas no roteiro, se houve orientação externa ou se foi o trabalho de quem fez a trilha sonora, sei que funcionou bem.

Mas de uma coisa eu sei a estrutura dele de história só poderia ser dirigida por quem foi escrito, caso outro diretor tivesse a oportunidade de trabalhar com este roteiro a chance de ele ser um filme comum seria imensa. E o diretor sobre aproveitar o que de melhor tinha nele tirando o máximo de tudo na produção do filme.

Há momentos neste filme que ele te deixa elétrico tratando-se de um filme de emoções a flor da pele e extrema intensidade.


Filme: Whiplash: Em Busca da Perfeição
Diretor e Roteirista: Damien Chazelle // Ano: 2014 // Gênero: Drama/Musical // País: EUA

9ª Colocação


Desde o momento em que eu me deparei com Charlie Kaufman pela primeira vez e me despertou o interesse em tudo de bom que ele tinha feito. Parei porque eu quero aproveitar mais momentos, então abri mão de outros escritos dele e até o momento este é o que eu mais gosto. 

Misturando um acontecimento real com ficção, adaptando uma adaptação feita por ele mesmo realmente.

Adaptação é aquele tipo de filme que se você assistir apenas uma vez, você provavelmente não vai entender. Ele é feito como uma verdadeira armadilha, que só fica clara quando você esquece que existe um roteiro e finalmente entende o enredo do filme, que é uma sacada proposital genial do roteiro escrito por Charlie Kaufman.

Por se tratar de uma comédia o filme é mais leve do que se imagina, não ficando tão difícil a absorção de algumas "pontas soltas" nele. Além do fato de existir uma falsa narrativa. Charlie Kaufman brincou tanto de fazer um roteiro de comédia que é uma comédia sobre ele mesmo.


Filme: Adaptação
Diretor: Spike Jonze // Roteirista: Charlie Kaufman // Ano: 2002 // Gênero: Comédia/Drama // País: EUA

8ª Colocação

Zelig é a história de Leonard Zelig, um homem que tinha a incrível condição de se transformar em quem estivesse ao seu redor como um "extinto" de sobrevivência. 

Há argumentos neste filme que são espetaculares, diálogos que realmente fazem você se perder rindo, combinando a naturalidade deles não fica nada absurdo na execução. 

Resumindo mais ainda, Zelig não se de um percursor na técnica e um clássico no escrito, realmente marcante. Feito como um "mockumentary" (assim como The Office)¹ (documentário falso)², o filme é muito inteligente; assim como vários trabalhos do Woody Allen, sendo ao meu ver um dos clássicos da comédia.


Filme: Zelig
Diretor e Roteirista: Woody Allen // Ano: 1983 // Gênero: Comédia // País: EUA

7ª Colocação


Pensem nos filmes de Comédia Romântica que todos estão acostumados a assistir. Pensou? Agora imagine um filme escrito de maneira semelhante. Bem clichê certo? Não quando se trata deste filme.

Primeiro quero dar créditos a equipe de som, desde a mixagem (merecedora de Óscar) até a trilha sonora impecável.

A sacada do roteiro é exatamente você se deparar com o inverso do que se está acostumado e isso faz o filme funcionar de um jeito lindo. Não sei se tão lindo quanto a trilha sonora (outra postagem). Ao assistir este filme você vai se dar de encontro contra tudo aquilo que é esteriótipo funcional de roteiristas que fazem filmes comerciais.

O personagem Barry é engraçado do jeito dele (créditos ao Adam Sandler que soube ser dramático quando pôde), temos uma mocinha simpática que não é o sonho de todos e sim do Barry. Temos um "vilão" simpático e engraçado de verdade. E muitos momentos propositalmente feitos de jeito contraditório (humor inteligente de sacada). Não tem como não amar...


Filme: Embriagado de Amor
Diretor e Roteirista: Paul Thomas Anderson // Ano: 2002 // Gênero: Comédia Romântica/Drama // País: EUA

6ª Colocação


Veludo Azul é naturalmente a essência de todo o mundo de Lynch em um filme só. Ele trás um romance possessivo, momentos de surrealidade, personagens malucos e carismáticos com um toque de simpatia e um mundo distópico ambientado em um lugar normal.

O roteiro do filme é ainda melhor escrito, pois no entendimento de qualquer pessoa que gosta de cinema sabe que a união entre "orelhas avulsas" e cinema é totalmente sucessiva; quem o diga Tarantino (Cães de Aluguel) e Iñárritu (O Regresso). 

Relatando um romance estranho entre muitos personagens, onde o incorreto é o principal interessante na trama para a resolução do caso. 




Filme: Veludo Azul
Diretor e Roteirista: David Lynch // Ano: 1986 // Gênero: Suspense // País: EUA

5ª Colocação


Clube da Luta é o queridinho dos cinéfalos, e é totalmente compreensível é um filme enérgico, inteligente e vibrante. E com um dos melhores personagens de toda a história do cinema Tyler Durden.

O roteiro é uma das maiores jogadas da história do cinema, tramando o tempo todo contra tudo e contra todos inclusive contra o telespectador que o assiste. Propondo uma metalinguagem com o carisma dos atores e com a força das ideias do filme a ponto de fazer uma lavagem cerebral em que está fugindo de ter uma lavagem cerebral, sendo um filme extremamente inteligente na forma de manipular o cérebro de quem assiste.

Há tantas possibilidades para descrever o roteiro, que a adaptação por si só é considerada uma das melhores da história do cinema, conseguindo atingir um ponto que talvez o livro sendo famoso não atingiu.

E o sucesso da época não existente é porque todos que foram ver foram claramente instruídos a não desrespeitar a 1ª regra do Clube da Luta. Assista e você descobrirá qual é ela.


Filme: Clube da Luta
Diretor: David Fincher // Roteirista: Jim Uhls // Ano: 1999 // Gênero: Drama // País: EUA

4ª Colocação


Um clássico dos tempos modernos com o melhor ator da nova geração na minha opinião (Daniel Day-Lewis).

Numa história de ganancia e conceitos, um homem chamado Daniel Plainview começa um negócio relacionado a petróleo, tido como um dos percursores da prática ele é movido pela ganancia e pelo sede de sucesso, sendo capaz de ser o homem mais imoral o possível para conseguir o poder que almeja.

O fato de não ter nenhuma barreira para o Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis) é o que faz este roteiro realmente funcionar, a ambição de um homem nunca foi tão comemorada por mim quando assisti a este filme marcante. O roteiro é uma verdadeira obra-prima e a produção deu vida a ele como realmente tinha que ser.


Filme: Sangue Negro
Diretor e Roteirista: Paul Thomas Anderson // Ano: 2007 // Gênero: Drama // País: EUA

3ª Colocação


Eu como alguém que precisa muitas vezes se expressar e tem uma natureza um tanto quanto rebelde gosto de atos políticos em prol de melhorias, personagens críticos, diálogos críticos e agressivos, filmes de mal humor com alto teor de violência. 

E o roteiro desse filme tem tudo isso e mais uma boa história de fundo, com uma marcante frase que embala o conteúdo culto da obra. 

Por se tratar de um filme europeu podemos ficar livres de qualquer técnica de roteiro utilizada pelos Estadunidenses, ficando a mercê de uma outra visão e de outros costumes. 

Ainda sim, enquanto eu assistia a este filme imaginava se caso os Brasileiros tivessem a energia dos Franceses teriam causado revoluções melhores que as deles com a mesma intensidade que eles.


Filme: O Ódio
Diretor e Roteirista: Mathieu Kassovitz // Ano: 1995 // Gênero: Cult/Drama // País: França

2ª Colocação


Uma das maiores surpresas da minha vida foi me deparar diante deste roteiro e sua estrutura criativa. Eu tenho minhas próprias ideias de como se fazer roteiros que marcarão época e quando finalmente encontrei este filme pude me deliciar com algo que fazia parte das minhas ideias. 

Me agrada o fato de ser um filme Sulamericano, me desencanta o fato de ele ser Argentino, sinalizando que os "hermanos" estão na nossa frente quando se trata de cinema de qualidade. O que me faz pensar se é realmente legal a Globo financiar a maioria das produções, se isso é um passo pra frente da indústria ou da emissora se tratando de capital!?

De uma coisa eu sei, mesmo se o filme fosse ruim (e é um filme maravilhoso) eu assistiria só pela maneira da qual o roteiro foi feito. A sequência da noiva é a minha favorita e por isso mesmo coloquei ela como a imagem representante do filme.


Filme: Relatos Selvagens
Diretor e Roteirista: Damián Szifrón // Ano: 2014 // Gênero: Comédia/Drama // País: Argentina

1ª Colocação


Eu gosto muito de filmes com humor negro, de filmes realistas, de ótimos dramas e filmes que tenha alguma crítica boa inclusa nele. 

Ao assistir este filme eu apenas pensava uma coisa sobre filmes ruins: "Eu estou muito puto e não vou tolerar mais isso!". E ao assistir a este filme é este o nível que você deveria exigir de outras produções, porque o escrito dele é tão bom, que independente de qualquer produção continuaria sendo um filmaço.

Além disso ele atende todos os requisitos de um grande filme. Tem um personagem carismático (Howard Beale), tem uma história contundente e sem furos, um enredo de primeira linha, há coadjuvantes carismáticos capazes de chamar a atenção, aborda um bom tema e além de tudo funciona. 

E eu não posso deixar de reconhecer isso, ainda mais porque é o meu roteiro favorito de todos os filmes que eu já vi no cinema.


Filme: Rede de Intrigas
Diretor: Sidney Lumet // Roteirista: Paddy Chayefsky // Ano: 1976 // Gênero: Drama // País: EUA




Clique na palavra filme e seja redirecionado para as minhas direções favoritas do Cinema.

sábado, 23 de janeiro de 2016

TOP 10 - As Minhas Direções de Cinema Favoritas

Me conheça melhor!

Menções honrosas: Festim Diabólico (1948) e A Grande Beleza (2013).

Direção bônus: Quando eu assisti ao filme "Magnólia" há algum tempo atrás, eu lembrava de muitas cenas em especial. Dentre elas: A abertura (marcante pela maneira da qual foi feita), o plano sequência do Quiz Show, a chuva de sapos e dentre elas umas que chamava a atenção pela intensidade. A cena que se resume em um momento de desabafo mediante a suspeitas que desencadeariam outra cena marcante, o canto entre todos. 

Cena em questão

Diretor: Paul Thomas Anderson // Filme: Magnólia // Ano: 1999 // Gênero: Drama

10ª Colocação


Eu conheci o trabalho do Terrence Malick ao assistir "Além da Linha Vermelha" um espetáculo sobre a guerra que mostrava as belezas ambientais e as cicatrizes da guerra. 

A Árvore da Vida tem uma linda mensagem sobre a vida e o espiritismo, tratando o tema com profundidade e muita delicadeza. 

Mesmo não sendo dos melhores já produzido, leva sua parcela de créditos positivos ao se tratar da direção. A abertura é o ponto alto da direção ao meu ver.

"A abertura"

Diretor: Terrence Malick // Filme: A Árvore da Vida // Ano: 2011 // Gênero: Drama

9ª Colocação


Paul Thomas Anderson ao meu ver é do tipo de diretor que quando tem a oportunidade de fazer um autoral, faz como se fosse o último filme de sua carreira, sempre respeitando a estética do filme conseguindo transmitir a ideia com suas direções. 

Não é diferente em Boogie Nights, que assim como Sangue Negro e Magnólia é um grande exito totalmente sucedido e com marca própria. Tramando a dentro do anos 70, numa das melhores ambientações já produzidas.

Este filme é uma conquista incomparável dentro do gênero, formidável na direção que nos faz realmente estar nos anos 70 em um timing incrível para todas as cenas. A cena de abertura é espetacular, porém, a cena da piscina consegue ser ainda mais intensa e ao meu ver, ela é a "cereja do bolo" na direção do saudoso PTA.

Cena da Piscina

Diretor: Paul Thomas Anderson // Filme: Boogie Nights // Ano: 1997 // Gênero: Comédia/Drama

8ª Colocação


Mar Adentro é um dos casos onde não é um dos meus filmes favoritos, porém, ele é memorável para mim exatamente pela maneira da qual foi dirigido, colocando o nome do diretor chileno, Alejandro Amenábar como um dos mais memoráveis a minha pessoa.

Mar Adentro é um filme lindo e realmente muito tocante. É delicado ao se tratar do personagem principal, um homem incapacitado de se mover após um acidente.

A cena que mais fica marcada em minha memória e eu lembro que na época quando vi chegou a me dar um nó na garganta é a da "Liberdade em nós mesmos". Uma linda cena que refuta o que é liberdade, nos dando a chance de ter uma visão mais sensível do acontecimento. Direção em plano sequência inspira muita liberdade na execução.

Na minha opinião a cena mais bela do filme

Diretor: Alejandro Amenábar // Filme: Mar Adentro // Ano: 2004 // Gênero: Drama

7ª Colocação


Primeiramente eu gostaria de dizer que acredito no cinema do Brasil, acho-o muito capacitado e repleto de profissionais capacitados, mas como sabemos falta incentivo e raramente poderemos ver grandes produções merecedoras de todos os elogios da crítica.

Lavoura Arcaica é o maior exito independente do Brasil, além de ser uma das maiores produções quando se trata de investimento de R$ 3,2 milhões, para a época muito dinheiro para uma produção. 
*Lembrando que: o diretor foi responsável por arrumar a verba para o filme ser concluído.

A maneira da qual o filme é dirigido é quase que teatral com planos longos e algumas vezes desconexos em meio a narrativa. O que se parece estranho é um acerto consistente de um diretor que na época começava a trilhar para o sucesso.

Melhor cena ao meu ver (reparem na direção e edição)

Diretor: Luiz Fernando Carvalho // Filme: Lavoura Arcaica // Ano: 2001 // Gênero: Drama

6ª Colocação



Drive é o típico filme de ação bem comum, não tem novidade na sua trama e nem na sua estrutura. É o típico herói que protege a mocinha e salva o dia. 

Até aí tudo bem...

A direção do filme faz ele não ser qualquer filme, faz ele ser o filme de ação gurmet, aquele que é charmoso, que consegue ter clímax, que é diferenciado dentro da mesma proposta de sempre. Nicolas Winding Refn me chamou a atenção na época e eu fui em busca de mais dele e gostei de todas as suas direções, até no bem fraco "Só Deus Perdoa".

Dentre várias cenas, esta se tornou minha predileta. Execução completa!

Diretor: Nicolas Winding Refn // Filme: Drive // Ano: 2011 // Gênero: Ação/Romance

5ª Colocação



Sem besteiras, este filme foi por muito tempo meu 1º colocado. Mas com o passar dos tempos fui saindo da neurose de direções com câmera em movimento e fui reparando melhor nos ângulos de câmera, entendendo cada vez mais para o que serviam. 

E a direção deste filme foi se tornando coadjuvante, mas com um nome que ficou marcado para sempre em minha vida! O nome é Gaspar Noé.

O que seria um grande monólogo sobre um crime e vingança, torna-se um mistério, algumas vezes sensível, algumas vezes violento e outras vezes aterrorizante. Realista e visceral, o diretor Gaspar Noé me encantou, me deixou apaixonado pela sua maneira de dirigir filmes. Até hoje meu respeito é enorme por ele.

Uma das cenas mais foda do filme (prefiro ela a do estupro).

Diretor: Gaspar Noé // Filme: Irreversível // Ano: 2002 // Gênero: Drama/Suspense

4ª Colocação



Era uma vez, um jovem de São Paulo que em 2012 prometeu assistir a muitos clássicos no cinema e conhecer todos os grandes diretores do cinema. Ele escolheu um filme de Sérgio Leone para finalmente o conhecer melhor. Este jovem levou longos 3 anos para assistir ao filme, mas no fim valeu a pena. 

Pois ele se emocionou com a direção (algo inédito para ele).

O filme é drama sobre gangster atravessando suas vidas, de um inicio jovem e voluntarioso ao crime, uma fase adulta intensa e enérgica, até um velhice melancólica. Fora que, a direção é linda, com muita identidade e personalidade, cheia de tomadas memoráveis feitas por alguém que realmente sabia o que estava fazendo.

Ao meu ver o momento mais belo da direção.

Diretor: Sérgio Leone // Filme: Era Uma Vez na América // Ano: 1984 // Gênero: Crime/Drama

3ª Colocação


O filme mais lindo que eu já vi na vida, é também o mais completo ao meu ver, tem tudo muito bem servido e com tempo suficiente para se degustar como quiser. 

Cidade dos Sonhos é um filme metáfora sobre duas mulheres, uma atriz e outra que perdeu a memória, para fazer com que estejamos mais próximos da mulher sem memória, David Lynch nos submete a encontrar a peça que falta no quebra-cabeça que é o filme.

Afinal, que é a garota? Que fica obscura que durante o filme é apresentada nos momentos em que ouvimos "This is the Girl". A resposta eu deixo para vocês. 

Levando em consideração a direção do filme, ser considerada uma das melhores da história quando nem 50% das pessoas entenderam o filme é um exito marcante para David Lynch que é realmente um gênio quando se trata de técnicas de direção, nunca deixando a desejar.
*Ignorem o áudio do vídeo sem ser no idioma original.

Observem o quão insana já é a abertura (destaque na placa).

Diretor: David Lynch // Filme: Cidade dos Sonhos // Ano: 2001 // Gênero: Suspense

2ª Colocação



Eu sou amante de filmes de guerra, amo muito saber a história, as visões dos batalhões, a tensão do campo de batalha, a intensidade do retrato dos soldados. Apesar de violência e temente patriotismo incluso em produções do tipo, o que faz Além da Linha Vermelha ser realmente fascinante.

Um filme que não só mostra o que é feio no campo de batalha, mas também as belezas por trás daqueles que seriam os campos de batalha, a riqueza do solo, da natureza, fazendo uma metáfora de "ser humano feio, natureza linda". Uma proposta de paz e um filme de guerra.

Muitas das cenas deste filme exalam beleza, fora o elenco extraordinário com muitas estrelas e uma fotografia arrebatadora. De um filme que levou muitos anos para ser concluído, mas que valeu a pena cada ano, pela entrega do trabalho final. 

Uma amostra da direção que estou falando

Diretor: Terrence Malick // Filme: Além da Linha Vermelha // Ano: 1998 // Gênero: Guerra

1ª Colocação



Muitos filmes me impressionaram e marcaram pela forma como foram escritos e dirigidos (fazendo jus ao TOP10 aqui). 

Gaspar Noé é um dos meus diretores favoritos e não é a toa, todos os filmes que eu vi dele tinham direções excêntricas e de personalidade, algo que não corresponde apenas ao clássico, ao incomum, mas sim ao atemporal, algo na linha entre o exagero e a perfeição.

Em Enter the Void temos uma história entre dois irmãos interligados para sempre, envolvendo um caso de drogas num cenário bem realista. O filme em si, chama a atenção exclusivamente pela estética, já que o roteiro é um tanto quanto vago e o filme flui devagar como se fosse uma viagem. Agora a direção é sem fronteiras e realmente fora de série.

Entenda um pouco do que eu quero dizer...

Diretor: Gaspar Noé // Filme: Enter the Void // Ano: 2008 // Gênero: Drama/Fantasia


Não sei qual será o próximo, mas virão mais tópicos pessoais pela frente...
Quem sabe não é roteiro? 
O link estará disponível nesta postagem assim que estiver pronto! 

Até mais...

Traduza estas palavras!