Todos os anos, grandes sites que debatem cinema colocam
os seus indicados baseados em técnica e reputação. Neste ano, eu colocarei o
que eu acho também, levando em consideração as conquistas com a crítica,
reputação em variadas premiações.
Este é a primeira de várias postagens, que serão
atualizadas em sequência assim que surgir novas informações.
Alguns nomes são certeza quando se trata de Óscar, outros aparecem como aqueles grandes nomes e prometem concorrer de igual para igual, mas de uma coisa sabemos! Que ganha com isso, somos nós telespectadores e amantes de cinema de alto desempenho.
Começando por um dos filmes que promete, mas até agora não tem causado tanto alarde. Ele é "Born to Be Blue", um filme biográfico da lenda do Jazz Chet Baker.
|
Ethan Hawke em Born to Be Blue |
Quem já viu diz ser a melhor atuação de Ethan Hawke, composto por um bom roteiro de um personagem muito bem formulado, do qual é possível render a Ethan, grandes glórias ainda este ano.
O filme está em fase de pós-produção e ainda não tem uma data de estréia, mas levando em conta que estamos em Setembro (16), provavelmente veremos a sua estréia em meados do fim de Dezembro.
Born to Be Blue tem grandes chances de concorrer nas seguintes categorias: Melhor Ator (Ethan Hawke) e Melhor Mixagem de Som (dado em conta de que se trata de uma produção que envolve música).
Envolvido em proposta parecida com a de Born to Be Blue, e que também retrata um personagem real é "Black Mass" traduzido no Brasil como "Aliança do Crime".
|
Johnny Depp em Black Mass |
O filme é dirigido pelo crescente diretor Scott Cooper, que recentemente veio mostrando um estilo de se fazer filmes bem excêntrico. Com filmes de personagens violentos e características exclusivas, ele desta vez terá a chance de coroar Johnny Depp; que vem muito elogiado, com um prêmio da Acadêmia.
Johnny Depp interpreta Whitey Bulger um assassino da década de 70 e 80, assinando em sua ficha policial como participante em 19 assassinatos, levando-o a ser um dos homens mais procurados pelo FBI.
A atuação de Depp está sendo elogiada, assim como a produção do filme, que tem estréia prevista para 12 de Novembro de 2015 nos cinemas do Brasil.
O filme pode tem grandes chances de colocar Johnny Depp entre um dos indicados a Melhor Ator.
Um outro que pode estar quase que confirmado dentre os indicados é "The Martial", traduzido no Brasil como "Perdido em Marte".
|
Matt Damon observando a imensidão do Planeta Marte em The Martial |
Após 2 fracassos (O Conselheiro do Crime; Exôdo: Deus e Reis), o diretor Ridley Scott tem a sua chance de elevar uma produção sua ao patamar de filme do ano. Isso porque se levarmos em conta que nos últimos 3 anos, tivemos uma aventura espacial dentre os indicados, podemos ter a certeza de que este ano não seria diferente.
Ainda mais se tratando de um diretor que se reinventa em um gênero, do qual ele mesmo é um dos mais aclamados e também levando-se em consideração que "Perdido em Marte" é um filme com muitos recursos, podemos criar uma grande expectativa enquanto a ele.
O filme tem estréia programada em dentro de algumas semanas no Brasil, mais exatamente no dia 19 de Outubro de 2015. Uma data bem diferente das tradicionais para indicados aos prêmios da Acadêmia.
Dado em vista, de que se trata de um filme que tem de tudo para ser um dos melhores de 2015, podemos arriscar que ele é atualmente o mais próximo que temos de algumas indicações, eu o vejo com chances em: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado (Drew Goddard), Melhor Atriz (Jessica Chastain), Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Efeitos Visuais. Totalizando 6 indicações.
Quem vem correndo por fora atualmente é o filme de um dos queridinhos da nova geração e sabemos que os filmes de Guillermo del Toro sempre despertam o interesse de todos, por ser tratar de um diretor visionário e que constrói muito bem cenários fantasiosos.
E desta vez não é diferente com "Crimson Peak" chamado no Brasil de "A Colina Escarlate".
|
Tom e Chastain em Crimson Peak |
Um filme de aparência totalmente vislumbrante, que será muito bem trabalhado com a questão das cores bem vivas, sendo um ponto estratégico para demonstração do que é bem e mal na trama deste filme.
Desta vez Guillermo vai dividir o roteiro com Matthew Robbins, autor de roteiros de fantasia bem recebidos pelo público como "Mutação" e "O Dragão e o Feiticeiro", não tão aclamados pela crítica, o que pode ser o diferencial nesta obra, não levando-a neste caso a almejar uma indicação pretensiosa.
Mas o filme ainda vem muito forte em categorias artísticas, podendo pintar no Óscar com indicações a: Melhor Figurino, Melhor Figurino, Melhor Direção de Arte, Melhor Maquiagem e Penteado e dependendo muito dos outros filmes, pode rolar uma indicação de Melhor Ator para Tom Huddleston. Contabilizando boas indicações a categorias não tão técnicas.
Enquanto temos o poder da dúvida enquanto a "Crimson Park", podemos ter certeza que a cada dia que passa "Youth" está mais forte entre os candidatos ao Óscar 2016.
|
Michael Caine e Hervey Keitel enaltecendo a beleza jovial em Youth |
Muito bem recebido e sempre ressaltado com boas críticas, Youth, vem ganhando seu espaço em meio a uma disputa de grandes filmes. Mas sua presença pode estar se garantido, já que o diretor do filme Paolo Sorrentino está com uma moral imensa pelos lados de Hollywood.
Dono de uma técnica visionária e muito bem executada, o diretor desta vez tem uma obra totalmente falada em inglês e coincidentemente tem uma data de estréia um tanto quanto "reveladora", estreando para o grande público dos EUA apenas no dia 4 de Dezembro de 2015 (data Óscar).
Eu acredito bastante no potencial desta obra e também acredito que venha a ser muito bem recebida, até porque, depois de Woody Allen, poucos sabem fazer cinema charmoso que chame a atenção da Acadêmia e eu acredito que Paolo Sorrentino seja capaz.
Por baixo diria que recebe indicações por Melhor Atriz Coadjuvante (Jane Fonda); mesmo sem uma atuação impactante, Melhor Ator (Michael Caine), Melhor Direção (Paolo Sorrentino) e Melhor Fotografia.
Por outro lado, temos a ascensão de um jovem ator que promete ainda muitas glórias ao fã de cinema. Ao lado de um diretor sensacional que é Tom Hooper, Eddie Redmayne vai em busca de sua segunda estatueta em "The Danish Girl" ou no Brasil "A Garota Dinamarquesa".
|
The Danish Girl interpretada por Eddie Radmayne |
Lembramos que em um passado não tão recente o diretor Tom Hooper nos proporcionou uma das melhores produções do século 21 com "Os Miseráveis", que na ocasião seria o primeiro grande papel de Eddie Redmayne, que trabalhará novamente com o diretor, nesta promessa de bom filme.
Eu sinceramente não colocaria "A Garota Dinamarquesa" dentre as melhores produções do ano e nem o vejo como o melhor filme do ano, digo isso me baseando nos prêmios que colocam essa produção envolvida, mas sinto que ele é um filme realmente promissor e mesmo assim, será um ótimo filme.
Prevejo mais uma indicação a Eddie Radmayne por Melhor Ator, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Penteado e Melhor Roteiro Adaptado.
Eu realmente acredito muito no potencial de Tom Hooper, e acredito que esse filme se agigantará!
Uma grata surpresa para este ano é "Spotlight", filme do qual trás um excelente elenco e vem desapercebido até então, mesmo sendo muito bem elogiado pela crítica.
|
Os principais personagens do filme Spotlight |
Trazendo boas atuações de parte de todo o elenco, o filme nos leva a comparação com "Rede de Intrigas" e "Como Enlouquecer seu Chefe".
A briga pelos prêmios da Acadêmia pode se acirrar, até porque o diretor dele já foi indicado em outra ocasião quando realizador do escrito do filme "Up - Altas Aventuras" um verdadeiro filmaço da Disney/Pixar. Além de que, ainda se tem no elenco Michael Keaton recentemente indicado, Mark Ruffalo que se encontra no seu auge e Stanley Tucci que está merecendo uma indicação a algum tempo e esta pode ser a chance de acontecer.
Vejo este filme um passo a baixo dos favoritos, mas estando entre eles caso ganhe força da crítica e seja bem recebido pelo público. Colocando-o entre um dos possíveis melhores indicados nas categorias de atuação com Michael Keaton para Melhor Ator, Stanley Tucci para Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Ator Coadjuvante para Mark Ruffalo, além de indicações a outras áreas, Melhor Roteiro Original, Melhor Filme e Melhor Montagem.
E eis que temos nosso primeiro favorito: "The Revenant" intitulado no Brasil de "O Regresso".
|
O injustiçado DiCaprio em O Regresso |
Na vida podemos ter duas certezas: uma é a morte e a outra é que DiCaprio é injustiçado pela Acadêmia, mas em 2016 isso poderá finalmente ter um fim. Isso se dá graças ao fato de que não aparenta ser um ano de atuações marcantes e memoráveis, mas sim de grandes produções por parte dos estúdios e a DiCaprio até então, é a que me parece estar mais marcante.
O Regresso, tem tudo para ser o melhor filme do ano. Tem uma produção espetacular, tomadas de câmeras visionárias e frequentemente no foco da ação, dando a impressão de estarmos em meio ao cenário de guerra, temos personagens icônicos que merecem grandes atuações e elas estão por vir e um roteiro com gosto de história viva, nada robótico e cheio de esteriótipos maçantes como os Estadunidenses costumam fazer.
Eu vejo este como o filme que mais receberá indicações em 2016, até porque mesmo sem um filme espetacular, Iñárritu conseguiu 9 indicações com Birdman. Este ano prevejo algo parecido começando com Leonardo DiCaprio por Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante (Tom Hardy), Melhor Direção (Alejandro González Iñárritu), Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Som e Melhor Mixagem de Som.
Ainda no mesmo gênero, temos até então o último filme de Quentin Tarantino (o que eu espero que não seja verdade), nomeado de "The Hateful Eight" e traduzido no Brasil como "Os 8 Odiados"
|
O trio de Os 8 Odiados de Quentin Tarantino |
Como sabemos Quentin Tarantino tem sempre a grande tendência de estar presente entre os indicados ao Óscar é enorme, ainda mais sabendo que nestes últimos anos sua reputação só vem ficando maior, já estando entre os hall dos grandes diretores da cinema da história.
Com elenco sensacional e recurso de sobre, poderemos ter o último filme da carreira dele (como ele diz em algumas entrevistas).
Lembrando que o lançamento será dia 14 de Janeiro de 2016 aqui no Brasil, então disponibilize alguns trocados e vá até uma rede Cinemark de Cinemas e acompanhe este Western que tem tudo para te deixar boquiaberto.
Minha previsão de indicações ronda em torno de 6, elas são: Melhor Ator Coadjuvante (Kurt Russell), Melhor Atriz (Jennifer Jason Leigh), Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro Original e Melhor Direção de Arte.
Teremos a chance de nos deleitar com uma grande obra do mestre Spielberg também! Em um filme sobre relações de guerra, que recebeu o nome de "Bridge of Spies", e será conhecido no Brasil como "Ponte dos Espiões".
|
Tom Hanks volta a sua parceria com Steven Spielberg em Ponte dos Espiões |
Para ser sincero, não vi nada demais neste filme até por ser tratar de um assunto do qual já foi várias vezes assunto no cinema. Mas por ser Steven Spielberg, eu espero ao menos um filme diferente.
O filme tem lançamento previsto para 22 de Outubro de 2015 no Brasil, e eu espero que realmente seja uma grata surpresa em um ano de grandes promessas de produção.
Acredito que pelo histórico, caso surja uma grande atuação Tom Hanks tem grandes chances de receber mais uma indicação, em um filme que eu não vejo entre os favoritos no Óscar. Recebendo não muitas indicações, mas pode ser que pinte como Melhor Filme, Melhor Edição, Melhor Direção de Arte e Melhor Direção para Steven Spielberg dependendo do bom humor da Acadêmia.
Bom, essa é a parte 1, nos vemos em breve e até a próxima...