10º Colocado.
Flawless / Ninguém é Perfeito
Roteiro: Joel Schumacher
Simples e surpreendente. Quem viu Joel Schumacher estragar a franquia Batman em 1995 e 1997, viu um homem totalmente renovado em um filme sensível e cativante. Forma boa para um reinício de Schumacher no cinema.
Nota pessoal do filme: 6.5/ IMDB: 6.2
Gênero: Drama
Avalio este filme como um bom passatempo, mas também para uma boa segunda chance a Joel Schumacher. Que seria dai conhecido como: "O diretor de filmes péssimos e ótimos".
9º Colocado
The Client / O Cliente
Um filme de roteiro truncado, mas adequado para certas situações, o que é realmente ótimo é a originalidade da história e a forma como Joel deu vida a ela, sendo um bom acerto em sua carreira.
Nota pessoal do filme: 7.1/ IMDB: 6.6
Este filme é o último de uma era onde Joel Schumacher, era considerado um dos bons diretores de hollywood. Inclusive por sua técnica, não ser a padrão encontrada em diversos outros filmes menores e menos pretensiosos.
8º Colocado
Veronica Guerin / O Custo da Coragem
Considerado por algumas pessoas um dos melhores filmes do Joel Schumacher, O Custo da Coragem ou simplesmente Veronica Guerin, é um dos filmes que melhor aborda detalhes políticos em dramas biográficos nestes últimos 10 anos. Sendo um especial no meio de achados e perdidos do Joel.
Nota pessoal do filme: 7.5/ IMDB: 6.8
A atuação de Cate Blanchett neste filme, assim como em outros se tornou algo marcante e fez com que a jovem atriz ganhasse mais coerência em Hollywood mesmo saindo da longa e poderosa franquia Senhor dos Anéis.
7º Colocado
Phone Booth / Por um Fio
Quem nunca viu este filme passando na tela quente, ou domingo maior não sabe o que realmente é um suspense elaborado num roteiro mediano. A forma do desenvolvimento e desenrolar do filme, é muito boa, mas no fim a questão de gosto pode derrubar a qualidade do filme.
Nota pessoal do filme: 6.9/ IMDB: 7.1
A técnica de direção do Schumacher não foi inovadora, apenas ele fez o que tinha que ser feito, com um toque a mais de qualidade, encaixando melhor a dinâmica do roteiro com a boa atuação de Colin Farrell.
6º Colocado
Tigerland / Tigerland - A Caminho da Guerra
Uma surpresa em 2000, foi o anuncio de um filme relacionado a guerra, que tinha como diretor Joel Schumacher. Mesmo depois da volta por cima em 1999, com dois bons filmes, os produtores ainda ficavam com um pé atrás quando o Joel era chamado para dirigir. O que foi mais uma surpresa, porque ele conseguiu novamente fazer um bom filme.
Nota pessoal do filme: 7.3/ IMDB: 7.0
Um trabalho diferente dos demais de sua carreira, Tigerland iniciava uma nova era no cinema, com filmes da mesma linha do inicio dos anos 90.
5º Colocado
8 MM / 8 Milímetros
Em 1999, um grande filme denunciava a industria pornográfica extremista americana, e também marcava a volta por cima de Joel Schumacher, que fecharia o ano, com uma boa produção e um bom filme, que contou com Nicolas Cage e Joaquin Phoenix no elenco, ambos atuando muito bem.
Nota pessoal do filme: 7.6/ IMDB: 6.4
Este filme seria o divisor de águas para o ator Nicolas Cage, que entraria em decadência anos depois e para Joel Schumacher, que voltava a ser considerado um dos bons diretores de Hollywood.
4º Colocado
The Lost Boys / Os Garotos Perdidos
Um dos poucos clássicos de Joel Schumacher, que uma época em que vampiros não estavam banalizados. O que pode tirar um pouco de crédito na produção é justamente o fato do filme ter apenas 97 minutos de duração, sendo que poderia ter mais pela forma que o filme foi escrito.
Nota pessoal do filme: 7.7/ IMDB: 7.1
É onde o Joel Schumacher debuta para o mundo e começa a ganhar credibilidade. Um filme marcante, para um inicio marcante de carreira, que viria mais tarde a fazer falta, com o ganho de poder de Joel Schumacher.
3º Colocado
The Phantom on the Opera / O Fantasma da Ópera
Desde 1925, quando saiu o original do filme, muitos diretores tentaram fazer um "reboot" da primeira versão, alguns chegaram perto, mas ainda sim, estiveram bem longe de se igualar ao de 1925, este de Joel Schumacher, de 2004, foi o que chegou mais próximo de se igualar ao fantástico filme de 1925. Marcando o inicio de um novo declínio de Joel Schumacher.
Nota pessoal do filme: 7.8/ IMDB: 7.2
Este é considerado a última boa obra de Joel Schumacher até uma série de bombas que o diretor andou fazendo de 2004 para cá.
2º Colocado
A Time to Kill / Tempo de Matar
Um elenco fabuloso, com atuações incríveis, com muito destaque para o Matthew McConaughey com sua atuação beirando a perfeição. Isso sem contar na história fortíssima cheia de suspense e drama.
Nota pessoal do filme: 7.7/ IMDB: 7.2
Joel Schumacher seria o filme, que marcaria o antes desastre e o pós-desastre. Ou seja, um filme muito especial de um tratamento muito delicado pela crítica, que massacraria Joel Schumacher, no seguinte filme do ano de 1997.
1º Colocado
Falling Down / Um Dia de Fúria
Um clássico! Totalmente a caráter para ser o primeiro colocado. Além do personagem marcante de Michael Douglas, o filme tem uma história muito boa em um roteiro muito bem tramado para um final com uma boa surpresa. E definitivamente este seria o auge do Joel Schumacher, numa época de desastres e acertos como este.
Nota pessoal do filme: 8.1/ IMDB: 7.6
O filme é o tempo todo relativo a seriedade, mesmo o gênero sendo uma comédia de humor negro, ou uma comédia dramática depende do seu ponto de vista, desta maravilhosa e consistente obra.
Menções Honrosas: Linha Mortal (1990); Tudo Por Amor (1991); Em Má Companhia (2002); Um Toque de Infidelidade (1989); Número 23 (2007).
*Lembrando que em 1998, Joel Schumacher se candidatou a dirigir um filme do Superman (Super-Homem) onde o ator Nicolas Cage, faria o papel de Clark Kent. Estava indo tudo certo para o fechamento do acordo, quando Joel Schumacher falou em mudar pontos na produção, assim fazendo com que o filme nunca saísse da pré-produção e fechando-se as portas para o mesmo. Sendo que ano seguinte, após Nicolas Cage trabalhar com Martin Scorsese, ambos fecharam tudo para o filme 8 MM, que seria um dos memoráveis na carreiras de ambos e onde Joaquin Phoenix mostraria seu talento para o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário