11º Lugar - Paraísos Artificiais
Paraísos Artificiais trata-se de um dos maiores êxitos no reformulado cinema brasileiro. Com um introspectivo intuito de relatar as festas raves, o filme aborda ainda a sexualidade e o risco do uso das drogas sintéticas. É um ótimo filme, onde nos demonstra que o cinema no Brasil cresce cada vez mais, não só na temática, mas também na qualidade.
diretor: Marcos Prado
ano: 2012
país: Brasil
drogas: LSD, ecstasy e maconha
10º Lugar - Candy
Candy tem no seu elenco o maior trunfo para o filme ter tido tanta projeção, com as atuações extremamente fortes Abbie Cornish e Heath Ledger encantaram o público que assistira um bom filme de dois jovens que se conhecem através da arte e se afundam rapidamente nas drogas.
diretor: Neil Armfield
ano: 2006
ano: 2006
país: Austrália
drogas: heroína
9º Lugar - Eu, Christiane F., 13 anos, Drogada e Prostituída
Muito se fala sobre a fotografia do filme e a sua iluminação escura para entonar que é um filme pesado e obscuro sobre a vida de Christiane F., mas é sobre o vício em drogas e sua vida conturbada no drama vivido em sua adolescência que ronda o filme, que tem uma história que marcante que faz o filme funcionar de maneira esplendorosa.
diretor: Ulrich Edel
ano: 1981
país: Alemanha
drogas: heroína
8º Lugar - Bicho de Sete Cabeças
O Brasil despontava para o cinema de ponta com um dos melhores filmes já produzidos no país, Bicho de Sete Cabeças, não se tratava apenas do diário de um dependente químico, mas sim, da história real de Austregésilo Carrano Bueno, que passara por intervenções da saúde brasileira nos anos 70 e 80 em um papel que trouxe a projeção para a carreira do ainda jovem Rodrigo Santoro e um alerta para os hospitais psiquiátricos no Brasil em forma de denúncia. Destaque para a trilha sonora, umas das melhores do cinema nacional.
diretor: Laís Bodanzky
ano: 2000
país: Brasil
drogas: maconha, medicamentos restritos e cocaína
7º Lugar - Drugstore Cowboy
Talvez este foi o primeiro filme que deu projeção ao entendimento do gênero Junkie* no cinema e a projeção do hoje sucedido Gus Van Sant. Em um inovador formato de se fazer cinema para a época o drama ronda em cima do personagem, que é mais um personagem real com uma história real, se tratando de James Fogle que furtava drogarias para sustentar o seu próprio vício.
*(Junkie: é um termo que define viciados ligados a heroína e outras drogas sem que seja especificado. Assimilando o estilo de vida com o submundo do vício).
diretor: Gus Van Sant
ano: 1989
país: Estados Unidos
drogas: morfina, anfetamina e cocaína
6º Lugar - Medo e Delírio
Trata-se do início das carreiras de Johnny Depp e Benício del Toro para o sucesso no cinema em um filme que fala por si só. Muito bem dirigido, o retrato da vez é das aventuras reais de Hunter S. Thompson em um fim de semana em Las Vegas onde o maior atrativo não é a busca por notícias e sim o uso de drogas, em viagens alucinadas por cassinos e pelo próprio quarto do hotel.
diretor: Terry Gilliam
ano: 1998
país: Estados Unidos
drogas: mescalina, haxixe, LSD, anfetamina, cocaína, maconha, éter, antidepressivos, ecstasy, ópio e álcool.
5º Lugar - Queimando Tudo
Um dos retratos mais cômicos sobre a maconha está presente no filme de Cheech e Chong. (lembrando que na minha opinião particular, maconha não é uma droga e sim uma planta assim como todas as outras ervas, mas por ser psicoativa, é tratada como droga pelo seu valor medicinal, então, quem sou eu para discutir né?) O filme trata de um retrato extremamente cômico do uso de drogas, relatando usuários de cocaína em situações engraçadas e todo um cenário alucinogênio para as mais variadas situações presentes neste excelente retrato de uma era.
diretor: Lou Adler
ano: 1978
país: Estados Unidos
drogas: maconha, cocaína e LSD.
4º Lugar - Réquiem Para um Sonho
Não bastava ser um dos melhores filmes no gênero drama no cinema contemporâneo, mas também trata-se de uma realidade em uma das raras vezes não tendo personagens da vida real retratados pelos atores renomados de Hollywood. O filme intervem para a práticas comuns de uso de medicamentos, lavagens cerebrais da mídia, venda de utensílios para o consumo de drogas, drogas na classe alta da sociedade e a destruição causada por todo o uso delas.
diretor: Darren Aronofsky
ano: 2000
país: Estados Unidos
drogas: heroína, cocaína, ecstasy e medicamentos para emagrecer.
3º Lugar - Kids
O filme que marcou a geração de adolescentes norte-americanos, chegou cultuado no Brasil, marcando também a geração de quem o assistiu. O filme é inesquecível e isso não é novidade, mas a maneira da qual foi executado sim é uma novidade até hoje. E ver Harmony Korine que não seja um Spring Breakers já é um alívio para qualquer coração. O filme é forte e belíssimo, tendo até cena de crianças fumando maconha (foto) e o sexualidade na juventude abordando até o vírus HIV.
diretor: Larry Clark
ano: 1995
país: Estados Unidos
drogas: maconha, cocaína e mdma.
2º Lugar - Trainspotting
O filme mais insano com um dos retratos mais carismáticos do cinema. Trainspotting não se trata de apenas mais uma viagem pelo mundos das drogas, mas se trata também de uma questão social e até uma crítica a maneira de vida conservadora de muitas pessoas. Traçando ideias sobre o tempo em que vivem, o filme é um retrato da época (anos 90) onde tudo se modificava a todo mundo e o mundo estava em total transição, como ficará marcada numa das frases de Renton personagem do versátil Ewan McGregor.
diretor: Danny Boyle
ano: 1996
país: Reino Unido
drogas: heroína, ópio, ecstasy, haxixe, anfetamina, cocaína, álcool, nicotina, medicamentos restritos e éter.
1º Lugar - Enter the Void
O filme mais viajado e contundente dos últimos anos é quase desconhecido ao redor do mundo. Não se trata de um filme que é uma viagem, mas sim, ele te transporta para dentro da viagem dos personagens e uma atmosfera única e inovadora aos olhares dos telespectadores. O filme transita sobre a vida e a morte, o uso de drogas e questões cultuadas de livros cultuados, além de pertencer a um hall de filmes cultuados de nascença. Enter the Void é um retrato completo sobre as drogas, estonteante e belo.
diretor: Gaspar Noé
ano: 2009
país: França/Japão
drogas: anfetamina, nicotina, alucinógenos, cocaína, ácido, ecstasy, LSD e outras drogas sintéticas.
Menções Honrosas: Spun, The Trip e Aconteceu em Woodstock.
Menções Honrosas: Spun, The Trip e Aconteceu em Woodstock.
Faltou Spun...
ResponderExcluir