- Conteúdo no filme
- Forma como foi explorado
- Qualidade técnica
- Se gerou sentimento marcante (raiva, choro, alegria) ao telespectador
- Repercussão
Os entendedores de cinema entenderão que o intuito da lista é vangloriar o cinema enquanto arte e não comércio. Quem sabe em breve não rola outro "TOP" com a temática mais popular?
(lembrando que os anos 2000, duram de 2000 a 2010, ou seja, uma década)
35º Lugar - Bronson
Conteúdo do filme: Um filme que denuncia a facilidade das fugas das prisões do Reino Unido nos anos 70. Sendo um relato verídico da estádia de 34 anos de Michael Gordon Peterson na prisão.
Como foi explorado: É um filme independente, porém, foi explorado como um filme alternativo podendo se enquadrar no gênero Cult.
Qualidade técnica: Nicolas Winding Refn dirigiria Drive anos depois, então, sua qualidade técnica pode ser considerada impecável, com destaque para direção e roteiro.
Repercussão: Um filme que é raramente conhecido no Brasil.
Título original: Bronson
Ano: 2008
Gênero: Comédia Cult
Direção: Nicolas Winding Refn
País: Reino Unido
34º Lugar - Borat
Conteúdo do filme: O filme é um pseudo documentário, onde é retratado a cultura do Cazaquistão como um país sub-desenvolvido e de cultura tumultuada. Também contendo críticas ao Estados Unidos com um tom de nacionalismo.
Como foi explorado: De maneira genial! É um filme que poderia ter sido uma comédia besteirol muito fácil, porém, o teor de suas piadas cheias de duplo sentido fez com que ele fosse mais que apenas mais uma comédia.
Qualidade técnica: O roteiro é sensacional, mas o que chama atenção mesmo é a atuação espetacular do Sasha Baron Cohen que eu diria ser uma das melhores da história do cinema.
Repercussão: Filme bem famoso no Brasil, mas não muito distribuído devido a censura.
Título original: Borat!
Ano: 2006
Gênero: Comédia
Direção: Larry Charles
País: Estados Unidos
33º Lugar - O Tigre e a Neve
Conteúdo do filme: Explora desde a guerra entre Iraque e Estados Unidos de maneira cômica, explorando a maneira neurótica como EUA e Iraque tratam a guerra.
Como foi explorado: De maneira semelhante a outro filme do diretor A Vida é Bela, tratando de maneira cômica todos os acontecimentos sérios entre o embate dos dois países.
Qualidade técnica: Visivelmente não é tão chamativo, porém, o roteiro é construído de forma belíssima e a fotografia também é bela.
Repercussão: No Brasil passa despercebido com pouquíssimas pessoas que já ouviram falar dele.
Título original: La Tigre e La Neve
Ano: 2005
Gênero: Comédia
Direção: Roberto Benigni
País: Itália
32º Lugar - O Senhor das Armas
Conteúdo do filme: Quase que uma denuncia ao poderio dos Estados Unidos com as forças armadas, mostrando o poder de fogo que o país tem em conjunto ao poderio de negociação com o personagem Yuri Orlov interpretado pelo Nicolas Cage.
Como foi explorado: É um filme que trocou ser comercial por uma produção melhor decidida, no fim, tivemos uma verdadeira aula de que assim como Forrest Gump, qualquer um pode vencer nos Estados Unidos.
Qualidade técnica: O roteiro é muito bom e a atuação do Ethan Hawke é o destaque entre as atuações. Com destaque para a edição muito bem feita.
Repercussão: Bem reconhecido aqui no Brasil, sendo até um breve sucesso na época do seu lançamento.
Título original: Lord of War
Ano: 2005
Gênero: Drama Biográfico
Direção: Andrew Niccol
País: Estados Unidos
31º Lugar - Fale com Ela
Conteúdo do filme: Tem como conteúdo cultural a doutrina da medicina na Espanha, dando abertura a crença para a sobrevivência. Ainda passando pelas touradas e a vida urbana dos Espanhóis.
Como foi explorado: É um filme que se destaca pela quantidade de novos elementos, tendo uma mulher toureira, personagens em coma e o amor envolvido de maneira que se interligue e tenha sentido.
Qualidade técnica: Quando se fala em Pedro Almodóvar, pode-se ter certeza que o filme será riquíssimo de cultura e cores. A fotografia, direção e a direção de arte são o maior chamariz deste filme.
Repercussão: É bem conhecido entre as pessoas de maior intelecto ou maior interesse ao cinema europeu. Sendo pouco popular entre os demais.
Título original: Hable con Ella
Ano: 2002
Gênero: Drama
Direção: Pedro Almodóvar
País: Espanha
30º Lugar - Amor à Flor da Pele
Conteúdo do filme: Respeitando a cultura chinesa e o valores, o filme tem como conteúdo o amor entre dois jovens desconfiados. Nuances de costumes dos anos 60 na China são percebíveis a todo momento no filme.
Como foi explorado: Sem muito charme técnico Kar-wai apostou nas fortes cores para deixar o filme mais deslumbrante ganhando assim destaque na Fotografia e na Direção de Arte.
Qualidade técnica: Fotografia e Direção de Arte são visivelmente belíssimas, de encher os olhos.
Repercussão: Assim como a maioria dos filmes asiáticos é quase desconhecido no Brasil inteiro.
Título original: Fa Yeung Nin Wa
Ano: 2000
Gênero: Romance
Direção: Wong Kar-wai
País: China
País: China
29º Lugar - O Chamado
Conteúdo do filme: É um clássico com 13 anos que foi produzido, tendo uma parcela de terror psicológico e outra parcela de terror com aparições. Reivindica de forma inapercebida que as pessoas parem de piratear fitas de vídeo.
Como foi explorado: Sendo uma adaptação de um filme de terror japonês o norte-americano precisaria de um atrativo a mais e ele veio nas atuações, direção, fotografia e até na iluminação com a trilha sonora, tendo um clímax quase que perfeito o filme inteiro.
Qualidade técnica: A direção muito boa e a direção de arte fazem deste filme o sucesso que é como um remake.
Repercussão: Extremamente conhecido popularmente e pelos entendedores de cinema.
Título original: The Ring
Ano: 2002
Gênero: Terror
Direção: Gore Verbinski
País: Estados Unidos
28º Lugar - Vicky Cristina Barcelona
Conteúdo do filme: Mais uma aula do Woody Allen de como adaptar a cultura artística dos Estados Unidos aos conceitos artísticos do bem desenvolvidos Europeus. Tendo em vista as artes visuais como pinturas, como principal conteúdo cultural do filme.
Como foi explorado: Não é de hoje que vemos os takes longos do Woody Allen, mas dessa vez era inovador por abrirem espaço para as paisagens europeias e um roteiro de visão diferente do qual estamos acostumados a Woody Allen.
Qualidade técnica: Pela primeira vez Woody Allen chama mais atenção pela direção do que pelo roteiro. Além das atuações que são realmente o principal destaque do filme, quem diga Penélope Cruz em uma das maiores atuações femininas da história do cinema.
Repercussão: Veio repercutir anos depois de seu lançamento, começando a ficar recentemente conhecido entre as pessoas.
Título original: Vicky Cristina Barcelona
Ano: 2008
Gênero: Romance/Drama
Direção: Woody Allen
País: Estados Unidos/Espanha
27º Lugar - Volver
Conteúdo do filme: Exaltando sempre a força feminina Almodóvar controla seus personagens com maestria enaltecendo que a prática do abuso sexual é criminosa. O filme ainda debate além do abuso sexual, temas como a vingança e as coloca a lei em dúvida.
Como foi explorado: A maneira da qual a trama se segue poderia ser comparada a sensação de prendermos a respiração por muito tempo. Prendemos a respiração, começamos a nos sentir agoniado pela falta de ar, puxamos o folego e temos uma reação de alívio. O filme é mais ou menos isso, temos um inicio pesado, metade agoniante e um final aliviante.
Qualidade técnica: Foi neste filme que os filmes do Almodóvar começaram a ser mundialmente reconhecidos como indicação de qualidade e venda. A qualidade técnica se resume ao sucesso na frase anterior.
Repercussão: Chegou a repercutir no Brasil, mas não é reconhecido por muita gente por aqui, a status popular.
Título original: Volver
Ano: 2006
Gênero: Drama
Direção: Pedro Almodóvar
País: Espanha
26º Lugar - 21 Gramas
Conteúdo do filme: Vai desde a doação de órgãos, passando através de deploráveis condições humanas, religião, perdão e penitência em cima dos seus atos.
Como foi explorado: Da melhor maneira o opção interligando os enredos de seus personagens, explorando ao máximo a humanidade dos seus personagens. Lembrando que a narrativa é não-linear, sendo mais interessante.
Qualidade técnica: O que falar de um dos melhores filmes do atual ganhador na categoria melhor diretor no Óscar? É chamativo na direção, nas atuações intensas, no roteiro envolvente e na fotografia gélida que transporta bem o espírito do filme.
Repercussão: No Brasil não chegou a ser sucesso popular, mas ficou reconhecido por ser um daqueles filmes de cenas fortes e marcantes.
Título: 21 Grams
Ano: 2003
Gênero: Drama
Direção: Alejandro González Iñarritu
País: Estados Unidos
25º Lugar - A Viagem de Chihiro
Conteúdo do filme: É uma verdade aula de conceitos do ocidente em cima do modernismo desenfreado atual.
Como foi explorado: Apesar de aparentar ser um filme de fantasia, os conceitos que podem-se ser tirados de todo o universo de Chihiro é espetacular. Sendo transpostos da fantasia para a própria realidade como lições.
Qualidade técnica: É impecável sendo considerado umas das maiores animações da história do cinema. Tendo maior destaque para o enredo que faz todo o roteiro funcionar perfeitamente.
Repercussão: Não ganhou o gosto popular por ser um filme que não tem apenas rasas de conceitos as crianças, mas chega a ser bem reconhecido por todos os entendidos de cinema.
Título: Sen to Chihiro no Kamikakushi
Ano: 2001
Ano: 2001
Gênero: Fantasia
Direção: Hayao Miyazaki
País: Japão
24º Lugar - Réquiem para um Sonho
Conteúdo do filme: Vai desde o uso desenfreado de drogas a ponto do vício, até o desencadeamento do comportamento de cada um dos personagens até flertando com os conceitos de cada um.
Como foi explorado: A direção explorou alguns ângulos de câmera inovadores para o cinema, além de, viabilizar uma edição com diferentes termos para diferentes cenas. Há um vídeo no canal do omelete no YouTube que explica bem o que quero dizer.
Qualidade técnica: A direção é de longe fantástica, as atuações memoráveis, mas o roteiro é o destaque maior em conjunto a edição e direção de arte.
Repercussão: Na época do lançamento passou despercebido, mas tempos depois se tornou um marco na TV por assinatura sendo um dos mais procurados no Brasil, pós inclusão digital.
Título: Requiem for a Dream
Ano: 2000
Gênero: Drama
Direção: Darren Aronofsky
País: Estados Unidos
23º Lugar - Quase Famosos
Conteúdo do filme: Relação direta e reta com a era do Sexo, Drogas e Rock n' Roll, mas alertando para um tema recorrente com o tempo, o fanatismo e o jornalismo em meio ao sucesso musical e as tendências.
Como foi explorado: De maneira quase que documental, sendo um dos filmes que expuseram ótimos talentos ao cinema desde a direção até a edição. Surgindo deste filme Kate Hudson, Zooey Deschanel e Billy Crudup.
Qualidade técnica: A direção é o que mais chama atenção ao lado das atuações. Até porque onde você verá a Kate Hudson em uma atuação tão boa quanto essa?
Repercussão: Filme que veio ganhar reconhecimento no Brasil apenas 10 anos do lançamento. Quem tinha conhecimento deste no Brasil eram apenas as pessoas que podiam alugar filmes no Blockbusters extintos das Lojas Americanas.
Título original: Almost Famous
Ano: 2000
Gênero: Comédia Dramática
Direção: Cameron Crowe
País: Estados Unidos
22º Lugar - Irreversível
Conteúdo do filme: O filme é de uma direção sem eixo que ficou marcado por um estupro que cinematograficamente é lembrado por muitos. Além disso, há traição e drogas envolvido.
Como foi explorado: É difícil falar sobre como este filme foi explorado porque a falta de linearidade e as tomadas de câmera fazem com que o filme seja diferente.
Qualidade técnica: Direção fora do comum, roteiro inovador e visionário, técnicas de edição quase raras de serem vistas em filmes atuais, cenas fortes e surreais para o cinema tradicional, transposições de tomadas de câmeras nunca antes vistas, tudo isso em um filme só.
Repercussão: Totalmente desconhecido no Brasil ao público popular, sendo considerado realmente cult.
Título original: Irréversible
Ano: 2002
Gênero: Drama
Direção: Gaspar Noé
País: França
21º Lugar - Abril Despedaçado
Conteúdo do filme: É um filme que explora os conceitos e a pobreza, ressaltando a falta d'água do nordeste quase como uma denúncia.
Como foi explorado: De maneira emocionante, cada cena é uma tristeza diferente em meio a um cenário miserável, onde os atores em diálogos belíssimos tiram alguns sorrisos do mais preocupado telespectador. Chegando até ser indicado ao Globo de Ouro.
Qualidade técnica: Selo Walter Salles Jr. de qualidade, na melhor época de sua carreira sua direção e a direção de arte deste filme, dá uma ideia de que o Brasil era um polo no cinema em desenvolvimento desenfreado (apenas aparentemente).
Repercussão: Um filme que ficou conhecido no Brasil na época do lançamento, hoje sua popularidade é quase inexistente passando despercebido facilmente.
Título original: Abril Despedaçado
Ano: 2001
Gênero: Drama
Direção: Walter Salles
País: Brasil
20º Lugar - Wall-E
Conteúdo do filme: É uma aula para todas as crianças que querem saber como seria um possível futuro. Ressaltando a importância de cuidar do meio-ambiente, excesso de lixo em meio a épocas de consumismo.
Como foi explorado: Pode não ser considerado o melhor filme da década, mais pode ser considerado o mais importante! Da maneira da qual foi executado, dificilmente será refeito um dia.
Qualidade técnica: Impecável, é um filme que consegue bater de frente com os grandes filmes da história do cinema norte-americano.
Repercussão: Extremamente famoso ao redor do mundo e no Brasil é um sucesso popularmente.
Título Original: Wall-E
Ano: 2008
Gênero: Animação de Ficção Cientifica
Direção: Andrew Stanton
País: Estados Unidos
19º Lugar - O Segredo de Brokeback Mountain
Conteúdo do filme: Não existe maneira mais atrativa de abordar as questões homofóbicas da quais foram disponibilizadas neste filme. Que com uma proposta até um tanto sensível atraiu todos os públicos ao cinema.
Como foi explorado: Quase sem pretender chegou ao topo, não pode-se negar que é um filme comercial, porém, a temática do filme é bem favorável ao entendimento de toda a trama.
Qualidade técnica: As atuações são excelentes, a direção muito boa e o roteiro é fantástico sendo comovente, tocante e sensível na medida certa.
Repercussão: Filme reconhecido pelo mundo inteiro, um tanto por ser polêmico e outro tanto por sua qualidade indescritível.
Conteúdo do filme: Sempre se é interessante filmes que desmistificam o passado escondido de algum personagem, neste é explorado sem que seja um filme de ação como de costume.
Como foi explorado: É exatamente onde este filme ganha destaque, recorrendo muitas cenas ao drama em um clímax de suspense a todo instante, favorável ao filme que se fosse um filme de ação acabaria sendo apenas mais um.
Qualidade técnica: Cronenberg fez muito bem ao aderir a tomadas de câmera diferentes e alternadas quando executou este filme, e de mão cheia acertou em quase tudo, principalmente de tirar o melhor de seus atores.
Repercussão: Filme que repercutiu pouco no Brasil na época do lançamento, mas que poucos anos depois chegou com força na televisão brasileira. Sendo assim, um blockbuster de sucesso.
Como foi explorado: Quase sem pretender chegou ao topo, não pode-se negar que é um filme comercial, porém, a temática do filme é bem favorável ao entendimento de toda a trama.
Qualidade técnica: As atuações são excelentes, a direção muito boa e o roteiro é fantástico sendo comovente, tocante e sensível na medida certa.
Repercussão: Filme reconhecido pelo mundo inteiro, um tanto por ser polêmico e outro tanto por sua qualidade indescritível.
Título original: Brokeback Mountain
Ano: 2005
Gênero: Drama Romântico
Direção: Ang Lee
País: Estados Unidos
18º Lugar - Marcas da Violência
Como foi explorado: É exatamente onde este filme ganha destaque, recorrendo muitas cenas ao drama em um clímax de suspense a todo instante, favorável ao filme que se fosse um filme de ação acabaria sendo apenas mais um.
Qualidade técnica: Cronenberg fez muito bem ao aderir a tomadas de câmera diferentes e alternadas quando executou este filme, e de mão cheia acertou em quase tudo, principalmente de tirar o melhor de seus atores.
Repercussão: Filme que repercutiu pouco no Brasil na época do lançamento, mas que poucos anos depois chegou com força na televisão brasileira. Sendo assim, um blockbuster de sucesso.
Título: A History of Violence
Ano: 2005
Gênero: Suspense
Direção: David Cronenberg
País: Estados Unidos
17º Lugar - Bastardos Inglórios
Conteúdo do filme: Deixe a história de lado e chegue o mais perto o possível de uma resolução violenta contra os nazistas assim como todos queriam, esta é a formula do filme que agrada a todos que o assistem.
Como foi explorado: Assim como a maioria dos filmes do Quentin Tarantino, há um banho de sangue, cenas fortes de violência e personagens marcantes. A formula mais uma vez funcionou.
Qualidade técnica: É Tarantino, não tem nem o que falar.
Repercussão: O sucesso aqui no Brasil se deu ao bom marketing feito durante o seu lançamento, sendo levemente reconhecido popularmente e para os entendedores de cinema tendo reconhecimento total.
Como foi explorado: Assim como a maioria dos filmes do Quentin Tarantino, há um banho de sangue, cenas fortes de violência e personagens marcantes. A formula mais uma vez funcionou.
Qualidade técnica: É Tarantino, não tem nem o que falar.
Repercussão: O sucesso aqui no Brasil se deu ao bom marketing feito durante o seu lançamento, sendo levemente reconhecido popularmente e para os entendedores de cinema tendo reconhecimento total.
Título original: Inglourious Basterds
Ano: 2009
Gênero: Ação
Direção: Quentin Tarantino
País: Estados Unidos/Alemanha
16º Lugar - Cidade de Deus
Conteúdo do filme: Explora a realidade da favela com toda a pobreza e a violência dando até características verídicas aos seus personagens. Sendo um retrato real de ação que pode-se ser considerado o melhor retratado até hoje no cinema.
Como foi explorado: A edição e a direção tiveram como aliado uma produção fantástica como nunca antes vista no Brasil. E o em torno dos enredos dos personagens formentaram na formula da exatidão deste filme.
Qualidade técnica: Mesmo esnobado pelo Óscar, sabemos que este filme em 2003 era a melhor produção, melhor direção, melhor edição e melhor fotografia. Apenas uma pena, que o filme não ganhou nenhum prêmio nestas categorias.
Repercussão: É o filme mais conhecido do Brasil pelos brasileiros.
Título original: Cidade de Deus
Ano: 2002
Gênero: Ação
Direção: Fernando Meirelles
País: Brasil
15º Lugar - Enter the Void
Conteúdo do filme: Drogas, viagens literárias, espiritismo, cultura ocidental e luzes estonteantes são a alma deste filme que circula em discussões sob todos os temas envolvidos com o filme.
Como foi explorado: É um filme que faz com que Gaspar Noé seja o queridinho dos mainstreans que gostam de filme Cult. A maneira da qual o diretor acata os elementos do filme é amplamente não conservadora e diferenciada, porém, sem exageros.
Qualidade técnica: Impecável! Desde a direção corajosa, passando pela fotografia, a perfeita iluminação, o roteiro fantástico e indescritível, culminando em um filme que marca o telespectador apenas por seus tecnismos da pré-produção.
Repercussão: Totalmente desconhecido no Brasil.
Título original: Enter the Void
Ano: 2009
Gênero: Cult
Direção: Gaspar Noé
País: Japão/França/Alemanha
14º Lugar - Os Excêntricos Tenenbaums
Conteúdo do filme: Um filme que funciona ao avesso. Há muita tristeza envolvida em seus personagens, que vivem entre o fracasso e o sucesso em pouco tempo. Relutando sobre questões como drogas, suicídio, pobreza, incesto e traição.
Como foi explorado: Fugiu dos clichês dos temas abordados no filme e ainda teve delicadeza de humanizar todos os personagens de forma caricata.
Qualidade técnica: Filme que fez Wes Anderson reconhecido mundialmente, tanto que sua direção até hoje é sinônimo de boa qualidade. Roteiro é incrível também e um bom destaque para o elenco de comédia que é extraordinário e funciona perfeitamente no filme.
Repercussão: É um filme que não se enquadra ao popular, por ser alternativo desde a pré-produção. Alcançou pouco sucesso aqui no Brasil.
Título original: The Royal Tenenbaums
Ano: 2001
Gênero: Comédia
Direção: Wes Anderson
País: Estados Unidos
13º Lugar - Batman: O Cavaleiro das Trevas
Conteúdo do filme: Representa perfeitamente o Batman dos quadrinhos. Sua história é pertinente próxima a perfeição quando transformada em filme.
Como foi explorado: Extremamente fiel aos quadrinhos, além de esbanjar qualidade técnica.
Qualidade técnica: Muito além de qualquer expectativa entrando no hall das mais perfeitas produções até hoje.
Repercussão: Famoso no Brasil e mundo a fora também.
Título original: The Dark Knight
Ano: 2008
Gênero: Ação/Suspense
Direção: Christopher Nolan
País: Estados Unidos
12º Lugar - Sinédoque, Nova York
Conteúdo do filme: A perspectiva do futuro e das suas falhas nunca foi tão bem representada no cinema, entrando em espaços atemporais, guerras de consciência e um jogo mental extremamente inteligente.
Como foi explorado: É difícil falar sobre os roteiros do Charlie Kaufman, porque nunca sabemos ao certo se as ideias estão sendo exploradas ou é apenas o personagens que foi feito de tal forma, mas eu diria que para este filme funcionar tão bem, o roteiro foi a principal peça do quebra-cabeça confuso do enredo.
Qualidade técnica: Roteiro perfeito! Edição sensacional e atuações brilhantes fomentam o brilhantismo desta obra.
Repercussão: Por não ser de fácil entendimento, o filme não obteve repercussão forte no Brasil. Mas é bastante conhecido por quem gosta de cinema.
Título original: Synecdoche, New York
Ano: 2008
Gênero: Drama
Direção: Charlie Kaufman
País: Estados Unidos
11º Lugar - A Última Noite
Conteúdo do filme: Um filme que define muito bem a trajetória de um traficante sendo mais um filme controverso da carreira do Edward Norton.
Como foi explorado: A criação da expectativa em cima das últimas horas do personagem de Edward Norton e todos seus dilemas criados durante o tempo que ainda lhe resta. Em filme repleto de arrependimento e contradições.
Qualidade técnica: A direção é o alto deste filme em conjunto ao enredo, que nos proporciona um filme nunca antes visto até então em temática funcional e de ritmo agradável.
Repercussão: Pouco conhecido no Brasil é um filme que passa despercebido facilmente para os que não assistiram.
Título original: 25th Hour
Ano: 2002
Gênero: Drama
Direção: Spike Lee
País: Estados Unidos
10º Lugar - Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera
Conteúdo do filme: Os ensinamentos sobre a vida que estão neste filme vão além de qualquer ideologia funcional, chegando ao entendimento da disciplina oriental e seus comprometimentos com a natureza e sua integridade física.
Como foi explorado: Em cima das vontade de um jovem rebelde o filme circula em torno das estações e as transformações do seu personagem em meio à elas. Colocando a prova todos os ensinamentos do seu mestre.
Qualidade técnica: É um dos filmes mais belos que existe na história do cinema. Toda parte artística (Direção de Arte, Fotografia, Maquiagem e Figurino) é impecável, além da produção e suas locações de encher os olhos de tão lindas.
Repercussão: Apenas a cultura oriental do Brasil pode se dizer conhecedora desta obra, que passou realmente desapercebida.
Título original: Bom yeoreum gaeul gyeoul geurigo bom
Ano: 2003
Gênero: Drama
Direção: Kim Ki-duk
País: Coréia do Sul
9º Lugar - Encontros e Desencontros
Conteúdo do filme: Os sentimentos humanos começaram a serem aflorados neste filme, entrando em um entendimento mais profundo sobre a vida do novo século e todas suas mudanças.
Como foi explorado: Levemente belo por encontra uma dificuldade de linguagem e adaptá-la aos sentimentos dos personagens. Encontrados, perdidos na tradução.
Qualidade técnica: Filha do grande diretor de O Poderoso Chefão, Sofia Coppola deixou sua marca na década com uma direção belíssima responsável por tirar o melhor da ótima atriz Scarlett Johansson.
Repercussão: Só veio ficar conhecido no Brasil quase 5 anos depois do seu lançamento, sendo alvo de grande sucesso entre o público mais jovem.
Título original: Lost in Translation
Ano: 2003
Gênero: Drama
Direção: Sofia Coppola
País: Japão
8º Lugar - Lavoura Arcaica
Conteúdo do filme: É um filme que adentra a cultura do sul do Brasil e todos os seus conceitos mais antigos que não foram levados totalmente adiante com o passar dos tempos. Sendo considerado a melhor adaptação de um livro à filme da história do Brasil e uma das melhores da história do cinema.
Como foi explorado: Muito soube sobre o autor Raduan Nassar, e a maneira da qual o filme foi explorado veio de que o livro foi usado como roteiro inicialmente, sendo quase uma produção caseira do diretor com a edição do mesmo.
Qualidade técnica: O filme foi feito sem o auxilio de nenhuma produtora, sem muitos patrocínios e mesmo assim o diretor tirou o melhor do filme, misturando-o com alguns elementos do teatro e nos levando a uma experiência única!
Repercussão: Apenas reconhecido na época do lançamento entrando em um fração de segundos no esquecimento de todos.
Título original: Lavoura Arcaica
Ano: 2001
Gênero: Drama/Romance
Direção: Luiz Fernando Carvalho
País: Brasil
7º Lugar - OldBoy
Conteúdo do filme: É como se o Tarantino se tornasse asiático e tivesse incorporado as ideias de Martin Scorsese em meio a um roteiro de Guy Ritchie. Elementos violentos que transformaram este filme em um filme único!
Como foi explorado: De forma humorada e violenta o filme une elementos que consistem em um filme completo e é essa a impressão que fica ao fim da sessão.
Qualidade técnica: Impecável. Tanto que é que pagaram uma madeira tão grande para este filme que recentemente fizeram um remake muito ruim dele.
Repercussão: No Brasil ficou pouco conhecido, mas é lembrado por todos os que assistem. Ao contrário do imenso sucesso lá fora.
Título original: Oldeuboi
Ano: 2003
Gênero: Suspense/Ação/Drama
Direção: Park Chan-wook
País: Coréia do Sul
6º Lugar - Sangue Negro
Conteúdo do filme: Uma denúncia a ganância enaltecendo o ser humano em quanto condição de poderio, passando por religião, petróleo, negociações e interesses de diversas partes.
Como foi explorado: É um filme extremamente inteligente que é iluminado pela brilhante atuação do Daniel Day-Lewis que transformou Daniel Plainview (seu personagem) em uma figura memorável e marcante no cinema.
Qualidade técnica: Onde podemos ver que a qualidade técnica é muito bem apresenta ao público é neste filme, que é repleto de tecnismo a todo momento, dando um tom de clássico em sua essência.
Repercussão: No Brasil foi mediana a sua reputação popular, para os cinefalos é altíssima.
Título original: There Will Be Blood
Ano: 2007
Gênero: Drama
Direção: Paul Thomas Anderson
País: Estados Unidos
5º Lugar - Herói
Conteúdo do filme: Novamente o cinema asiático destruindo tudo mostrando seu poderio em um filme onde novamente são passados a cada dia diálogo ensinamentos dos povoados mais antigos da China.
Como foi explorado: Ao assistirmos esta obra observamos o exagero do uso de cores transformando o filme que já se é bonito pelas locações em uma verdadeira obra de arte.
Qualidade técnica: A direção e a fotografia são verdadeiras obras-primas.
Repercussão: No Brasil não é conhecido, mas sempre é possível achá-lo para vender.
Como foi explorado: Ao assistirmos esta obra observamos o exagero do uso de cores transformando o filme que já se é bonito pelas locações em uma verdadeira obra de arte.
Qualidade técnica: A direção e a fotografia são verdadeiras obras-primas.
Repercussão: No Brasil não é conhecido, mas sempre é possível achá-lo para vender.
Título original: Yingxióng
Ano: 2002
Gênero: Ação
Direção: Zhang Yimou
País: China
4º Lugar - O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
Conteúdo do filme: É um filme realmente sensível, que por ser uma graça mascara algumas pequenas críticas ao comportamento dos personagens no filme.
Como foi explorado: As cores desfundem a mística que são os filmes europeus, sempre carregado de cores vivas e fortes o filme ainda tem momentos de fotografia, onde a tela parece brilhar.
Qualidade técnica: A fotografia é mágica e inovadora, a direção é fora de série, beirando a perfeição. O roteiro é transformador e inovador, também tendo grande destaque.
Repercussão: É bem famoso no Brasil, principalmente entre o público mais intelectual.
Título original: Le Fabuleux destin d'Amélie Poulain
Ano: 2001
Gênero: Comédia Romântica
Direção: Jean-Pierre Jeunet
País: França
3º Lugar - Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças
Conteúdo do filme: É um filme marcante exatamente pela exatidão dos fatos que são postos em situações incríveis neste maravilhoso filme. Fugindo de todos os clichês, em momentos é um tanto quanto cerebral demais, porém, belíssimo.
Como foi explorado: Assim como a maioria dos filmes escritos por Charlie Kaufman, temos um contato mais cerebral do que propriamente acionário neste filme, tendo até momentos de ausência total de ação.
Qualidade técnica: Não é exagero dizer que é o maior romance em termos cinematográfico, pois vai da sensibilidade do roteiro até a competência do roteirista. Lembrando que o roteiro, a fotografia e as atuações brilhantes de Jim Carrey e Kate Winslet marcam o filme de um forma única na linha do tempo da história do cinema.
Repercussão: Totalmente reconhecido pela juventude atual e pelos amantes da 7ª arte. Popularmente não chega a ser reconhecido.
Título original: Eternal Sunshine of the Spotless Mind
Ano: 2004
Gênero: Romance
Direção: Michel Gondry
País: Estados Unidos
2º Lugar - Elefante
Conteúdo do filme: Este filme está se tornando um clássico e o Massacre de Columbine em uma tentativa de reprodução verídica transformou as salas de cinema em uma verdadeira obra-prima aos olhos humanos.
Como foi explorado: Ritmado em tempo quase real e com a ausência de roteiro em muitos momentos, o filme tenta passar que tudo fazia parte do cotidiano comum dos jovens de Columbine até ocorrer o massacre.
Qualidade técnica: A direção é perfeita, não dá para imaginar este filme sendo dirigido de outra forma. O roteiro é vago e extremamente vazio, dando a ideia de sentimento vazio daqueles que perderam alguém no massacre.
Repercussão: É um filme que não repercutiu no Brasil, a não ser, quando se é citado o Massacre de Columbine.
Título original: Elephant
Ano: 2003
Gênero: Drama
Direção: Gus Van Sant
País: Estados Unidos
1º Lugar - Cidade dos Sonhos
Conteúdo do filme: Neste filme se é explorado a relação humana, lesbianismo, o psicológico humano, a curiosidade e sua prova de coragem, além de um universo sujo dos bastidores de hollywood, adentrando em questões de mortes, drogas e poderio.
Como foi explorado: É um filme que até próximo ao fim tem um ritmo agradável e uma linda história de amor que se desenvolve a meio a muito mistério, próximo do fim, há uma reviravolta e uma sacada quase que genial para um final surpreendente.
Qualidade técnica: Para ter feito este filme David Lynch utilizou de um roteiro cheio de manobras para iludir o telespectador na direção, assim culminando em uma direção perfeita! Sendo considerada por mim uma das melhores da história do cinema.
Repercussão: Repercutiu muito pouco, por não ter fácil entendimento, sendo no caso, um dos mais difíceis de se compreender na história do cinema.
Título original: Mulholland Drive
Ano: 2001
Gênero: Suspense
Direção: David Lynch
País: Estados Unidos
Até a próxima...
Nenhum comentário:
Postar um comentário