segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

TOP 10 - Filmes do Martin Scorsese

Martin Scorsese é considerado por muitos "O maior diretor de cinema em atividade" título lhe dado graças a sua técnica primorosa, que parece o verdadeiro entendedor de cinema é indiscutível a execução de seus filmes.

Este Top10 é mais uma homenagem a esta lenda do cinema.

10ª Colocação
O Rei da Comédia

Filme do gênero comédia do ano de 1982 onde Scorsese pela primeira vez, apresentava uma comédia em meio a sua filmografia repleta de filmes dramáticos e de máfia. E é um filme excelente sendo considerado um dos melhores filmes de comédia.

PONTO ALTO: A direção e as atuações são incríveis. Mas o fato que chama mais atenção é o enredo que não é comum como nas outras comédias do gênero.

PONTO BAIXO: É um filme que não obteve as melhores vendas, fazendo dele um ícone para a geração que o assistiu, não atingindo a cultura popular fora dos Estados Unidos.

9ª Colocação
Ilha do Medo

Filme do gênero suspense do ano de 2010 é um dos poucos que Scorsese fez em sua carreira que não tenham sido realmente reconhecido, porém, é muito mais do que foi apresentado para o público. Lembrando que neste filme vemos uma das atuações mais forte do Leonardo DiCaprio.

PONTO ALTO: O ritmo do filme apesar de ser um suspense é muito agradável, só se sentindo a diminuição dele no fim só para o aumento necessário de carga dramática dos personagens, entrando aí, Leonardo DiCaprio entregando uma atuação necessária e excelente.

PONTO BAIXO: A distribuição do filme é parecida com as dos filmes brasileiros, um ótimo filme, que passou despercebido pelo caso de ele não ter sido vendido.

8ª Colocação
Cabo do Medo

Um dos melhores filmes de suspense já dirigidos, e claro, com mais uma atuação brilhante do glorioso Robert De Niro que em 1991 já apresentava menos importância para as premiações em sua carreira. Lembrando que mesmo não sendo um dos melhores do ano o filme foi indicado a 2 prêmios na Acadêmia (Oscar) ambos em categorias de atuação.

PONTO ALTO: É um filme extraordinário isto é inegável, mas a sua direção é algo jamais visto em um filme de suspense. São tomadas de câmera inovadoras para um filme do gênero dando um certo dinamismo para o mesmo.

PONTO BAIXO: Novamente Scorsese foi vítima da má distribuição do filme pelo mundo. No Brasil é um filme meio que desconhecido pelo público, assim como na Europa não chegando a ser um filme reconhecido no gênero suspense.

7ª Colocação
O Aviador

Em 2004, Martin Scorsese encarava um desafio diferente na sua carreira. Na sombra do excelentíssimo Menina de Ouro dirigido por Clint Eastwood, o diretor Nova-Iorquino retratava um drama biográfico muito bom com ótima atuação do jovem e promissor DiCaprio. 

PONTO ALTO: É um filme que corresponde a todas as suas 11 indicações ao Oscar, principalmente sendo impecável na sua chamativa direção de arte.

PONTO BAIXO: A sensação de que faltou alguma coisa fica neste filme, que dá muitas vezes a impressão de que ele realmente não é tudo isso que se é apresentado.

6ª Colocação
Cassino

É um filme de máfia, porém, seu brilhantismo não o deixa decorrer apenas por um único gênero contendo elementos de um filme de drama também. Alvo de quase todos os artigos de revistas do ano de 1995, Casino, é um filme realmente poderoso que acabou subestimado por ter vindo em seguida de dois filmes espetaculares como Cabo do Medo e Os Bons Companheiros.

PONTO ALTO: A direção de Martin Scorsese é fora do comum, resultante de sua experiencia, a impressão que dá é que Scorsese brincava de dirigir o filme (impressão semelhante a Vivendo no Limite de 1999) onde aparentemente despretensioso, o filme se agigantou-se.

PONTO BAIXO: Próximo ao final, o filme dá uma impressão estranha de ter sido mal editado e retirado o final original, dando uma impressão de "???" ao final.

5ª Colocação
Touro Indomável

Poucos filmes de boxe obtiveram tanta fama quanto Rocky, um que talvez tenha chego perto a isso é Touro Indomável, que em 1982, trazia de volta Scorsese ao cinema após um ano afundado as drogas, em um drama espetacular com tomadas de câmera geniais, nunca antes vistas de maneira totalmente inovadora para o cinema na época.

PONTO ALTO: Direção do Scorsese nunca se pode passar despercebida, principalmente quando se trata de tomadas de câmeras, totalmente inovadoras para o cinema, para o gênero e para a época.

PONTO BAIXO: Por se tratar de um filme em preto e branco, ele não se torna tão chamativo, fazendo disso o seu ponto fraco, porém, não se trata realmente de um ponto fraco e sim o menos chamativo mesmo. O filme em preto e branco em minha opinião é belíssimo.

4ª Colocação
Os Infiltrados

Trata-se de um remake de um drama policial Chinês, lançado em 2006, trata-se do filme mais marcante na carreira do diretor Martin Scorsese, pois foi através deste filme, que ele ganhou a sua primeira estatueta de melhor diretor na Acadêmia.

PONTO ALTO: Seu diretor faz qualquer filme ficar dinâmico, porém, a direção fica em segundo plano quando se trata da edição perfeccionista, que mesmo eu, que assisti este filme em 2011 lembro ainda de diversas tomadas de câmera onde a direção estava incrivelmente invisível, passando despercebida de momento, mas lembrada.

PONTO BAIXO: Há elementos que fazem constantemente o filme não ser tão atraente, o maior pecado deste filme fica pela direção de arte, onde pode-se notar, que até as vestimentas são bem mais fieis a cultura oriental, do que a estadunidense.

3ª Colocação
O Lobo de Wall Street

O Lobo de Wall Street pode ser considerado o melhor filme já produzido depois de Batman - O Cavaleiro das Trevas e um dos melhores dos últimos anos com toda a certeza. Para alcançar o 3º lugar, o filme com certeza é algo fora de série, e pode ter certeza, que se misturar perfeição a exageração este filme é o resultado. Uma comédia dramática extremamente inteligente e bem formulada que garantiu ao ano de 2013 um atrativo maior no cinema. Scorsese é Scorsese. 

PONTO ALTO: O filme é muito bem feito modelando todos os elementos de um grande blockbuster com o cinema estadunidense, porém, mesmo a direção sendo incrível, o que chama mais atenção é o roteiro, que muito bem formulado trás a tona os grandes enredos que foram se perdendo com a modernização do cinema. 

PONTO BAIXO: A Acadêmia foi o ponto fraco deste filme, poxa, nenhum prêmio em 5 indicações. Fora isso, nota-se que o que deixa a desejar no filme, mas mesmo assim ainda estaria a cima de muitos outros filmes premiados seria a fotografia.

2ª Colocação
Taxi Driver

Um dos filmes de anti-herói mais famosos e bem feitos da história do cinema, podendo entrar facilmente no hall disputando fortemente com Clube da Luta. O drama que fez a carreira de Scorsese e De Niro decolar ao ponto mais alto do cinema, marcou uma geração inteira que viu filmes maravilhosos como Noivo Neurótico, Noiva Nervosa e Apocalypse Now igualados em categoria no Taxi Driver. Lembrando que o filme é de 1976, porém, o charme até hoje é relevante.

PONTO ALTO: A composição inteira do filme é um acerto exonerante, se tornando um marco na linha do tempo e na história do cinema! Porém, o personagem do De Niro é uma atração a parte sendo o ponto mais alto e memorável do filme.

PONTO BAIXO: Por se tratar de um filme sem comercio forte para os mais jovens, devido ao seu teor adulto no roteiro, talvez isso deixe o filme menos atraente para alguns, sendo o seu ponto baixo, mas irrelevante para nós adultos, que querendo saber de cultura.

1ª Colocação
Os Bons Companheiros

Um dos melhores filmes da história do cinema, basicamente isso. O filme de máfia mais famoso após a franquia Poderoso Chefão, e o melhor filme do ano de 1990. Transformando tudo no cinema em uma aparente brincadeira do poderoso diretor Scorsese.

PONTO ALTO: A direção é extraordinária, os figurinos são um exemplo para qualquer figurinista no cinema, a transformação dos personagens com a maquiagem, é tudo impecável! 

PONTO BAIXO: É um dos filmes mais relevantes na história do cinema, o que pode ser considerado o ponto baixo dele, é a falta de um ponto baixo nele.


Menções honrosas: The Rolling Stones - Shine a Light; Vivendo no Limite; Gangues de Nova York e A Invenção de Hugo Cabret*

*Hugo Cabret só não está nesta lista, por se tratar de um filme de Fantasia do qual a direção merece realmente uma atenção especial, não se tornando tão grandioso em meio as grandes direções de Scorsese e também, por se tratar de quase um filme comercial, algo que não condiz com a reputação de Martin Scorsese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza estas palavras!