terça-feira, 8 de setembro de 2015

Os melhores filmes do cinema brasileiro (Indicações dos melhores filmes brasileiros)

O cinema do Brasil, é um cinema totalmente contestado pela maneira pouco recursada da qual utiliza-se, fabricando grandes e boas produções de filmes comerciais que são boa parte das vezes considerados ruins.

Esta lista tem como objetivo mostrar que o cinema nacional é mais do que a fama que ele tem.

Esta lista é dedicada a Marcela Bertolani 
(Comigo promessa é dívida!)

Lavoura Arcaica, 2001.
Marcela, como eu sei que você gosta muito de ler livros, eu decidi colocar no topo das indicações o filme Lavoura Arcaica (2001). O roteiro dele foi escrito baseado totalmente no livro, ou seja, foi usado o livro como referência porque não tinha um script para os atores. 

Além disso, ele foi dirigido como uma peça de teatro, então você verá muitas cenas teatrais. É uma boa experiência para você que lê bastante, pela primeira assistir a representação fiel de uma obra da literatura brasileira.

O Palhaço, 2011
Sei do que seu medo de palhaços, então venho lhe apresentar um bem humorado, porém, sofrido como boa parte dos Brasileiros, que se sujeitam a ir a luta diária. Neste drama/comédia, a vida do palhaço interpretado por Selton Mello é dedicada a manter o seu espetáculo circense. 

Ele atravessa muitas crises com sua família e seu companheiros, o que é parte deste lindo filme, que não fica entre apenas os espetáculos, mas sim a relação dos problemas vivenciados pelo personagem principal. 

2 Coelhos, 2012
Um filme de ação brasileiro que não perde para nenhum dos que foram feitos recentemente lá fora. Com bons efeitos, grandes cenas de ação e indiscutíveis momentos de êxtase ligados a trilha sonora poderosa, o filme combina um mundo paralelo, a acontecimentos reais, explosões, representação da favela e uma São Paulo até que real em meio ao absurdo proposto no filme.

É um filme de personagens fortes, história muito bem tramada e é brasileiro, que coloca Sucker Punch no chinelo, utilizando a sua mesma mecânica.

O Homem do Futuro, 2011

Sabe aqueles filmes de comédia que ninguém esquece? Tipo: "As Branquelas", "Todo Mundo em Pânico" ou, aqueles dramas que são marcantes como: "Efeito Borboleta", este é a unção deles, é inesquecível e muito acima dos padrões de filme Brasileiro. 

E ainda tão bom quantos os que eu citei para dizer o que ele representa. Fora que ainda tem um romance como plano de fundo, fazendo dele um filme completo e impecável na sua proposta, agradando até aquele cara mais chato em relação ao cinema no Brasil. 

Fora que, ainda tem "Tempo Perdido" do Legião Urbana, encaixado perfeitamente na história.

O Primeiro Dia, 1998
Trata-se de uma crônica da virada do ano de 1999 para o ano 2000, criando-se expectativa para a virada do milênio, onde a personagem de Fernanda Torres enfrenta o sumiço de seu marido, que desiste da relação com ela. 

Ela crente de que não quer ver o início do milênio sozinha decide tentar se matar antes da virada do ano novo, porém, um bandido que está saindo em liberdade para um acerto de contas acaba em seu caminho. Diferente de filmes de romance, não há cenas de ação extraordinárias e nem uma relação de amor com ação, mas sim um filme com um retrato melancólico e humano, entrando em questões sobre a vida e a morte constantemente.

As Melhores Coisas do Mundo, 2010
Um filme teen, com referências a Beatles, relações complicadas que envolvem homossexualidade e envolvimento político, sendo um verdadeiro retrato da juventude contemporânea que se mistura entre novas tendências e as velhas, entre a arte e os relacionamentos, mostrando um conflito de personalidade para agradar ou não.

É um filme que se mostra raro, mas caso levado mais a fundo tem um bom contexto e uma história leve, mas muito bem feita e delicada. Realmente um filme com aquela cara de domingo frio a tarde, com pipoca, cobertor e companhia.

Cidade Baixa, 2005
Este filme trata-se de um ménage-à-trois, onde envolve dois amigos representados por Lázaro Ramos e Wagner Moura, que se apaixonam pela mesma garota e colocam em cheque a forte amizade que os une, pela personagem interpretada espetacularmente por Alice Braga. 

Além disso, temos na trama violência, palavrões, cenas poderosas, uma história densa sobre a Cidade Baixa e uma relação de amor e ódio entre três pessoas, que a todo momento colocam tudo a perder quando a natureza deles fala mais alto.

Estômago, 2007
Nunca na história do cinema, um órgão foi levado tão em consideração de uma maneira tão coerente quanto neste filme. O estômago, era por onde o personagem de João Miguel levava as pessoas à adentrar em relações mais íntimas com ele, conseguindo tudo que queria através do seu dom de fazer comida.

É uma comédia muito bem feita e com um desfecho em aberto, que no final se torna surpreendente, já que pouco se sabe sobre as reais intenções de Raimundo Nonato (personagem de João Miguel) desde o início do filme.

O Cheiro do Ralo, 2008
O Cheiro do Ralo trata-se de um antiquário em decadência que não sente amor e compaixão por nada e ninguém, e se vê obrigado a conviver com o Cheiro do Ralo de seu escritório o que o deixa cada vez mais amargo.

Porém, as coisas mudam um dia que ele se apaixona por uma bunda e consequentemente começa a desandar por causa disso. Uma comédia de alto padrão, com bastante qualidade e realmente engraçada. Não fazendo jus a fama do cinema do Brasil.

Terra Estrangeira, 1995
Na minha opinião, o filme mais lindo do cinema do Brasil! Relata os piores dias do Brasil pós ditadura, com o confisco das poupanças e a crise no Brasil no governo Fernando Collor de Mello, resultando na saída de muitos jovens do Brasil por este exato motivo. 

A história trabalha em torno da relação entre o personagem de Fernando Alves e de Fernanda Torres que só se encontram, após o envolvimento com um crime no qual ambos são passionais e se juntam para desenrolar após se desentenderem. Em meio a uma caótica Europa e um Brasil em ebulição, a trama resulta em perdas e danos, onde se é impossível estabelecer a paz.

O Pagador de Promessas, 1962
O primeiro grande filme Brasileiro a ganhar um prêmio lá fora (Festival de Cannes) e o primeiro a ser indicado ao Óscar, hoje em dia é um clássico imensurável e totalmente esquecido do saber do povo. 

Trata-se da história de um homem que cruza milhares de quilômetros com uma cruz nas costas com a intenção de pagar uma promessa feita por ele mesmo, ao perder um ente querido. Porém, sua chegada no local onde ele pretende pagar a promessa se torna um alvoroço quando a mídia local se envolve e a fidelidade da sua esposa é posta à prova, fazendo da viagem um caótico aborrecimento ao Pagador de Promessas.

Espero que você goste Marcela! Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza estas palavras!