quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Trilhas Sonoras Marcantes do Cinema (Parte 1)

Boa parte dos filmes reúnem cenas marcantes envolvidas a uma trilha sonora também marcante. Não se é novidade que muitas cenas acabam ganhando novas dimensões graças a escolha na Trilha Sonora, elevando o patamar do filme. Confira aqui, grandes trilhas sonoras que marcaram alguns bons filmes.


Trainspotting (1996). 
Diretor: Danny Boyle.



A música chama-se "Born Slippy" do Underworld, o que mais deu a sensação de filme cult a esta maravilhosa obra, que no que vem completa 20 anos (assim como eu). O filme é um grande sucesso até hoje, mostrando valores visionários e jogando uma nua história com contexto libertador aos jovens, sendo quase que um retrato do que seria a juventude dos anos 90.

Embriagado de Amor (2002).
Diretor: Paul Thomas Anderson.



O trabalho de Jon Brion neste filme é realmente fantástico, sendo conduzido muitas as vezes com uma trilha sonora tensa, que vai sutilmente se tornando romântica, assim como o personagem do Adam Sandler na trama, um homem extremamente explosivo, que no fins das contas é realmente amável e sensível, se dedicando muito ao que realmente gosta. 

Este filme do PTA é um dos mais subestimados do cinema, sendo até hoje pouco reconhecido mesmo com a boa crítica.

Pulp Fiction (1994).
Direção: Quentin Tarantino.



Pulp Fiction é indescritível, deixou sua marca no marcante ano de 1994 no cinema, fez de Quentin Tarantino um mestre do cinema e ainda nos apresentou cenas incríveis com uma trilha sonora visceral, que entrará no hall das melhores trilhas do cinema. Totalmente encaixada ela embalou grandes cenas e fez de algumas delas famosas naquele ano.

As Vantagens de Ser Invisível (2012)
Direção: Stephen Chbosky



As Vantagens de Ser Invisível é um filme de conteúdo para adolescentes. Porém, é um filme que se destaca por sua cenas muito bem feitas. Relatando a história de um jovem que tem problemas para se relacionar com os outros jovens da escola, o filme se tornou rapidamente bem recebido pela crítica e uma cena ficou marcada por trazer uma música inesquecível do David Bowie.

Platoon (1986).
Diretor: Oliver Stone



Platoon é conhecido por ter revelado Johnny Depp ao cinema, ser um dos poucos filmes de guerra sobre o Vietnam a peitar Nascido Para Matar e Apocalypse Now, além de ter sido o ganhador do Melhor Filme no Óscar de 1987. 

Adagio for Strings ficou marcada pela cena da morte do Sgt. Elias (vídeo acima), conhecida como uma das cenas mais emocionantes da história do cinema, dona de uma fotografia incrível e de uma tomada de câmera memorável.

Abril Despedaçado (2001)
Direção: Walter Salles


Abril Despedaçado é bem desconhecido em terras nacionais, conhecido bem pela crítica que o trata como uma das maiores obras da história do cinema do Brasil. Sua trilha sonora é assinada por Antônio Pinto (Senhor das Armas), uma das cenas que mais ficou marcada foi a da "Carroça", que é aberta pela trilha sonora, que dá uma pausa para um diálogo inesquecível e retoma no momento certo, marcando a cena como uma das mais belas já feitas no cinema nacional.


Não esperem pela parte 2, infelizmente muitas vezes não tenho a capacidade de fazer uma continuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza estas palavras!