segunda-feira, 13 de abril de 2015

Contagem Regressiva para 1000 filmes

Hoje de tarde cheguei a uma marca expressiva em minha vida, assisti meu 999º filme. O que é muito relevante para o blog, que foi criado após a perspectiva de que eu podia acrescentar em alguma coisa. 

Meu primeiro filme sério que assisti foi Titanic, podem me julgar, mas antes disso eu acompanhei bastante filmes como Eurotrip e American Pie, sendo que fazem mais de 5 anos que isso aconteceu. 

Hoje estou eu com 18 anos, talvez bastante para mim que me preocupo com minha velhice, mas muito pouco ao olhar das pessoas. E falta apenas 1 filme para ser o meu milésimo, e a escolha é bem antiga de quase 1 ano, talvez. 

Meu milésimo filme será: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain de 2001 do diretor francês Jean-Pierre Jeunet, alvo de cobiça minha no momento em que estava no auge do meu conhecimento técnico sobre cinema, assistindo filmes como "A Origem", "Taxi Driver", "Manhattan" e "Elephant". 

Esta postagem é destinada a minha opinião sobre os últimos 10 filmes que assisti em expectativa de contagem regressiva para finalmente o milésimo.

Titulo original: Homens de Bem
Gênero: Policial

Ano: 2011
Diretor: Jorge Furtado
Roteiro: Jorge Furtado

Elenco: Rodrigo Santoro, Luís Miranda, Mariana Ximenes, Virgínia Cavendish e Flúvio Stefanini.

Nota: 5,5/10

É um filme bem raso, roteiro razoável sem ser explorado mais além, entrando apenas na história de vida do personagem principal, entrando de encontro com um problema do qual ele tem que resolver. Bem razoável mesmo.


Título no Brasil: O Universo no Olhar
Gênero: Drama

Ano: 2014
Diretor: Mike Cahill
Roteiro: Mike Cahill

Elenco: Michael Pitt, Brit Marling, Astrid Bergès-Frisbey e Steve Yeun

Nota: 7,6/10

É comovente, tem um tema central interessante e um roteiro forte! Ele tem todas as características de um filme sem uma grande produção, talvez por preferência do diretor que adotou essa temática favorável no seu filme antecessor a este; Another Earth.


Título no Brasil: A Cura
Gênero: Drama

Ano: 1995
Diretor: Peter Horton
Roteiro: Robert Kunh

Elenco: Brad Renfro (falecido), Joseph Mazzello, Annabella Sciorra e Diana Scarwid.

Nota: 8,2/10

É um verdadeiro drama belíssimo, lindo desde o roteiro comovente, até as atuações emocionantes. A produção é simplória e a direção é mágica, dando emoção necessária ao clímax da cena. Um clássico simples e bonito.



Título no Brasil: Fargo
Gênero: Suspense/Comédia

Ano: 1996
Diretor: Joel Coen
Roteiro: Joel Coen, Ethan Coen

Elenco: Frances McDormand, Steve Buscemi, William H. Macy, Peter Stormare, John Carroll Lynch e Steve Reevis.

Nota: 8,4/10

É interessante, tem humor negro, tem grandes atuações e uma excelente direção. Um filme em que tudo funciona tão bem quanto a escrita do roteiro, cheio de momentos memoráveis que se encaixam nos momentos marcantes da história do cinema. Um verdadeiro clássico!


Título no Brasil: O Grande Hotel Budapeste
Gênero: Comédia Dramática

Ano: 2014
Diretor: Wes Anderson
Roteiro: Wes Anderson

Elenco: Ralph Fiennes, Tony Revolori, Bill Murray, Saoirse Ronan, F. Murray Abraham, Owen Wilson, Edward Norton, Adrien Brody, Willem Dafoe, Tilda Swinton, Hervey Keitel, Jude Law, Léa Seydoux, Mathieu Amalric e Jeff Goldblum.

Nota: 8,5/10

É um filme charmoso, desde os diálogos no roteiro até a estética da direção de arte e produção. As atuações são adequadas ao estilo do Wes Anderson que dirige muito bem.

Título: Entre a Luz e a Sombra
Gênero: Documentário

Ano: 2007
Direção: Luciana Burlamaqui
Roteiro: Luciana Burlamaqui

Elenco: Afro-X, Dexter e Sophia Bisilliant

Nota: 7,7/10

Este documentário é fortíssimo e revelador. Contundente em boa parte dele, se fala sobre PCC, sistema carcerário, a vida no Rap e a vida de dois jovens, tudo em tom de denuncia. Aqueles que tem uma visão do crime, começará a tentar entender a causa a partir desta ótima produção Brasileira. 


Título no Brasil: Interestelar
Gênero: Ficção Cientifica

Ano: 2014
Direção: Christopher Nolan
Roteiro: Christopher Nolan, Jonathan Nolan

Elenco: Matthew McConaughey, Michael Caine, Anne Hathaway, Jessica Chastain, Mackenzie Fox, Matt Damon, John Lithgow, Casey Affleck e Wes Bentley

Nota: 8,6/10

É realmente um filmaço, extremamente bem feito e grandissimamente produzido. O filme é bem comercial, mas nada que seja apenas para venda, como sabemos Christopher Nolan tem o dom de deixar o filme interessante.

 Título no Brasil: Vício Inerente
Gênero: Comédia Policial

Ano: 2014
Diretor: Paul Thomas Anderson
Roteiro: Paul Thomas Anderson

Elenco: Joaquin Phoenix, Josh Brolin, Katherine Waterston, Jena Malone, Owen Wilson, Benício del Toro, Reese Witherspoon e Eric Roberts.

Nota: 7,9/10

É um filme muito chamativo e bem engraçado, mas não funcionaria tão bem se não fosse Paul Thomas Anderson na direção. As atuações são boas, o roteiro estranhamente espetacular e a produção nos faz estar nos anos 70 em meio a muita maconha e hippies.

Título no Brasil: Boyhood: Da Infância a Juventude
Gênero: Drama

Ano: 2014
Diretor: Richard Linklater
Roteiro: Richard Linklater

Elenco: Ellar Coltrane, Patricia Arquette, Ethan Hawke e Lorelei Linklater.

Nota: 9/10

É um filme impecável e único! Que só teremos a chance de assistir este nesta temática, extremamente original e contemporâneo sendo um marco para qualquer jovem desta geração que assisti-lo. Dirigido de maneira eficiente e correta. 


Titulo no Brasil: Silkwood
Gênero: Drama

Ano: 1983
Direção: Mike Nichols
Roteiro: Alice Arlen, Nora Ephron

Elenco: Meryl Streep, Cher, Kurt Russell, Diana Scarwid, Ron Silver e David Strathaim

Nota: 8,1/10

É um filme que marca época, sendo a transição definitiva dos tempos de ouro de Hollywood para o cinema moderno dos anos 80, também nos presenteando com uma história real devastadora, assim como a grande atuação de Meryl Streep!



O próximo filme é O Destino de Amélie Poulain, será o milésimo e será gratificante, porque o que eu aprendi de cinema em todos estes anos eu deixei registrado aqui neste blog, pode-se notar a evolução dos termos e a disponibilidade técnica, mesmo não sendo mais os grandes tempos de tempos atrás. Até a próxima!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza estas palavras!