terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Filmes Obrigatórios da História do Cinema: Parte 2

A viagem hoje é através do cinema europeu...


Título: 8 ¹/2 

Direção: Federico Fellini
Roteiro: Federico Fellini, Ennio Flaiano
Nota no IMDB: 8,2/10 (65.100 avaliações)
Ano: 1963
Gênero: Drama

Por que é obrigatório?
É simplesmente o filme mais moderno da história do cinema, até hoje com todas as inovações e grandiosidades tecnológicas não há algo que compare o charme clássico com ar modernista desta obra. Além de ser uma obra de significado gigante na história do cinema. Mesmo sendo de 1963 a obra continua bem atual até hoje.



Título: Biutiful

Direção: Alejandro González Iñárritu
Roteiro: Alejandro González Iñárritu, Nicolás Giacobone
Nota no IMDB: 7,5/10 (56.964 avaliações)
Ano: 2010
Gênero: Drama

Por que é obrigatório?
Recentemente poucas obras nos abriram os olhos para realidade sem que tenha um apelo comercial enorme em torno da mesma, esta obra driblou qualquer tipo de cacoete cinematográfico ou qualquer excentricidade do diretor, tanto é que hoje ele foi recompensado com Birdman e todo o prestígio de ser indicado ao Óscar.




Título: Les Invasions Barbares // As Invasões Bárbaras

Direção: Denys Arcand
Roteiro: Denys Arcand
Nota no IMDB: 7,7/10 (23.003 avaliações)
Ano: 2003
Gênero: Comédia

Por que é obrigatório?
Já imaginou falar sobre a morte de forma bem humorada a ponto de ter a ideia de que ela não seja tão ruim quanto parece? Este filme é obrigatório pela ideia forte do contundente roteiro, o que transforma o filme na sua própria essência sendo memorável pela maneira da qual é conduzido de forma seca e direta.




 Título: Volver

Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar
Nota no IMDB: 7,6/10 (67.601 avaliações)
Ano: 2006
Gênero: Drama

Por que é obrigatório?
Fazem 9 anos de um filme tão recente... Onde tratar da essência familiar nunca foi um assunto tão delicado, tramado por uma visão de enaltecer a força feminina mais uma vez Almodóvar mostrou brilhantismo (lembrando que neste caso o "cinema de autor"; assim como é chamado aquele cinema onde o autor deixa marcado a sua maneira de executar a obra)
 Título: Det Sjunde Insuglet // O Sétimo Selo

Direção: Ingmar Bergman
Roteiro: Ingmar Bergman
Nota do IMDB: 8,3/10 (91.318 avaliações)
Ano: 1957
Gênero: Drama/Fantasia

Por que é obrigatório?
É o primeiro grande filme do cinema europeu. Um filme que mudara os conceitos da Alemanha que saíra do Nazismo à alguns anos atrás, trazendo a tona uma das maiores obras de arte da história do cinema. Com um tema nada convencional na época, extrapolando os limites do gênero drama, sendo percursor dos seguintes filmes de fantasia também.



Título: Todo Sobre Mi Madre // Tudo Sobre Minha Mãe

Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar
Nota do IMDB: 7,9/10 (61.403 avaliações)
Ano: 1999
Gênero: Drama

Por que é obrigatório?
Talvez um dos filmes mais marcantes da história do cinema europeu e um dos mais marcantes dos anos 90. O filme que projetou Almodóvar a ser o que é hoje, além de ser uma poesia dramática composta da mais emocionante essência, repleta de carisma e doçura. Um dos melhores filmes que assisti em minha vida e certamente um dos obrigatórios tanto na técnica quanto aos olhares dos telespectadores comuns. 

 Título: Le Fabuleux destin d'Amélie Poulain // O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Direção: Jean-Pierre Jeunet
Roteiro: Jean-Pierre Jeunet, Guillaume Laurant
Nota do IMDB: 8,4/10 (453.613 avaliações)
Ano: 2001
Gênero: Comédia/Romance

Por que é obrigatório?
Só é o maior sucesso da história do cinema europeu, um dos maiores filmes da história do cinema e tecnicamente uma das mais sucedidas execuções da história. Tudo funciona em Amélie Poulain desde a edição até o sucesso com o público. É um filme estarrecedor pelo sucesso popular.
 Título: Babel

Direção: Alejandro González Iñárritu
Roteiro: Guillermo Arriaga, Alejandro González Iñárritu
Nota do IMDB: 7,5/10 (215.835 avaliações)
Ano: 2006
Gênero: Drama

Por que é obrigatório?
O valor didático e cultural deste filme é muitas vezes maior do que todo o ensino fundamental de história do ensino público brasileiro. É bem atemporal, pois é uma realidade que pode ser uma realidade de qualquer momento. Novamente Iñárritu toca na ferida humana com um filme humano. Lembrando que nesta época o diretor de Birdman nem imaginava o quão importante hoje ele seria.
 Título: La Grande Bellezza // A Grande Beleza

Direção: Paolo Sorrentino
Roteiro: Paolo Sorrentino
Nota do IMDB: 7,7/10 (39.097 avaliações)
Ano: 2013
Gênero: Drama/Comédia

Por que é obrigatório?
Antes de tudo, hoje em dia Paolo Sorrentino é um dos diretores mais subestimados do cinema e isso se dá graças a maneira como executa suas obras; com maestria. Um filme de conteúdo antológico que vai além do que se vê, há uma essência, além de se tratar da renovação do cinema Italiano que volta a aparecer depois de muito tempo.


Título: Mar Adentro

Direção: Alejandro Amenábar
Roteiro: Alejandro Amenábar
Nota do IMDB: 8,1/10 (57.275 avaliações)
Ano: 2004
Gênero: Drama biográfico

Por que é obrigatório?
É difícil falar de cinema espanhol e não lembrar Mar Adentro, assim como é difícil conhecer o gênero Drama e não lembrar que este filme existe. Mar Adentro é um marco no cinema atual, marcando uma geração de grandes filmes espanhóis adentrando no cinema popular norte-americano com grande força e exibindo novos grandes diretores para o cinema mundial.


Título: La Vita è Bella // A Vida é Bela

Direção: Roberto Benigni
Roteiro: Vincenzo Cerami, Roberto Benigni
Nota do IMDB: 8,6/10 (319.390 avaliações)
Ano: 1997
Gênero: Drama

Por que é obrigatório?
Porque é um dos filmes europeu mais bem feitos, sem perder o charme do cinema europeu, sem grandes excentricidades do diretor, de gigante sucesso e enorme recepção. A Vida é Bela é um dos filmes mais belos do cinema e um dos melhores desta nova geração (95 - atualmente) onde o cinema vem crescendo de maneira muito forte e o espaço para filmes memoráveis como este ficam cada vez maior. Este sim, é um clássico irremediável do cinema europeu de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza estas palavras!