sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Melhores letras do Rap Nacional: Xis

Xis, estava no auge quando de repente surgiu com uma letra até hoje incontestável, a letra da música "Bem Pior" é uma verdadeira chacina de críticas e realidades. A semântica da música é quase filosofal e antológica, porque a maneira da qual ela foi executada, dificilmente qualquer rap será executado, uma música do rap que pode ser cultuada pela lírica.

Por que ela é tão boa?
R: Simples, a letra dela resume uma história completa da realidade do Brasileiro desde o mais pobre da periferia, passando pelo governo do Brasil, provocações inteligente em forma de crítica, contestações necessárias, sendo um retrato contemporâneo das críticas ao Brasil, além de ser uma festival de musicalidade tendo a própria música sem cantor versos poéticos muitas vezes em linguagem coloquial. Além disso, é o retrato da maioria dos cidadãos da cidade de São Paulo, se tratando de quase um uma música regional. Além da maneira da qual ele a representa com a sua intonação.


Críticas na música: Silvio Santos, Descaso com a periferia, Globo, Fernando Collor, Luiz Fernando Fleury, Cesar Maia, Paulo Maluf, Antônio Carlos Magalhães, Fernando H. Cardoso, Roberto Marinho, Descaso com os usuário de drogas e habitantes de rua, educação brasileira, bons costumes, políticos, emprego, mídia, imagem do Rap do Brasil na mídia, violência, crime, tendências da moda, costumes sociais, preconceito, julgamentos preconceituosos, economia nacional, McDonalds, Programa do Gugu, rixa da periferia, saneamento básico, uso de drogas, impunidade e a mudança de ideologias.

Principais citações:


"E era eu,
Negro inteligente.
Passando uma cola,
pro neto do Presidente."

"Mesma merda,
mesma moda,
mesma blusa,
do camelô."

"Correndo dos polícia do Jânio,
fodido!
Nenhum pra encostar,
com uma pá de inimigo.
Aí arrombado, 
escuta o que eu digo:
ódio reciproco,
o meu veredicto."

"País do caralho!
Só tem pilantra, ninguém aguenta.
Veneno puro,
é muita treta,
esquenta põe no prato do diabo,
meu relato vale num vale um cuspe este é o fato.
Vida de rato é bem melhor..."

O videoclipe representa bem a linguagem da música com a representação "cheia de sangue nos olhos" do Xis, que demonstra muito bem a essência revoltosa da música, que por sinal, além de ser um disparo constante de críticas, tem conteúdo pesado para o entendimento de uma nova visão mais crua e nua do que realmente vivenciamos no nosso País.

A introdução e o final do clipe ainda é um bônus agradável. 

Não é difícil ver que Xis disse tudo o que tinha pra falar e para quem tinha para falar, agora só nos resta respeitar este magnífico letrista com sua ideologia de paz humanitária em discurso revoltoso, que para o sensacionalismo trata-se simplesmente de um "desabafo violento".


Se houvesse uma comparação que talvez se aproximasse pela maneira da qual trabalha o flow seria com o rapper estadunidense Nas, até pela maneira de como se tratam suas letras com discurso marcante para os ouvintes. 


Flow: Com o Flow do MC, que é o jeito dele rimar, o estilo de como ele rima e de como faz "a jingada" com o beat.

Beat: Beats são as batidas que vão junto com a voz do MC

MC: Mestre de Cerimônia que se trata daquele que transmitirá as ideias musicalmente aos seus ouvintes.



Lembrando que este é o primeiro deles, em breve, mais rapper e mais músicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza estas palavras!